Benefícios da banana: você sabe quais são?

benefícios da banana

A banana é um alimento muito consumido por nós, principalmente por ter um fácil acesso a qualquer pessoa. Além de ser encontrada no supermercado ou em feiras, você ainda pode escolher se quer que ela seja orgânica ou não. Embora isso seja bastante comum entre todos nós, você sabe sobre os benefícios da banana?

Uma verdadeira fonte de nutrientes para o nosso organismo, além de nos ajudar a combater os mais diversos tipos de doenças. A banana é aliada contra a anemia, ajuda a aliviar as cãibras e ainda por ter muitos outros pontos positivos. Quer saber mais? Segue com a leitura.

Benefícios da banana: quais são?

benefícios da banana

Assim como bem sabemos e somos ensinados desde crianças, a banana é um alimento muito prático, saudável e possui muitos nutrientes. Além disso, atletas costumam fazer o seu consumo, antes, durante e após os treinos para evitar algum problema na musculatura ou simplesmente para impedir algum tipo de dor.

Seus benefícios para saúde não estão restritos unicamente para os atletas. Se você é uma pessoa comum, assim como eu, então também é possível encontrar o seu lugar ao sol comendo a banana. Ela pode ser consumida em bolos, in natura, geleias, sorvetes e tantas outras maneiras que sequer pensará em enjoar da fruta.

Vamos aos benefícios.

Auxílio no sistema nervoso

A fruta é rica em vitaminas do complexo B. Dentro delas, estão presentes a B1, B2, B6 e B12, as quais auxiliam de maneira bastante direta no bom funcionamento do sistema nervoso central. É ele que rege os nossos movimentos, impulsos, pensamentos e tantas outras funções orgânicas.

Benefícios da banana: combate à anemia

Você já deve ter ouvido falar por várias e várias vezes que a banana também é uma grande aliada no combate à anemia e, muito provavelmente, quem falou isso para você era a sua mãe. Passado de geração em geração, esse costume não deixa de ser verdadeiro.

A banana possui uma grande carga de ferro, a qual estimula diretamente a produção de hemoglobina. Desse modo, se você incluir a fruta na sua dieta, de maneira regrada e balanceada, será possível combater a anemia e qualquer um de seus sintomas, já que a reposição de ferro é um tiro certo.

Recuperação dos músculos

benefícios da banana

Bem como falamos no início deste artigo, a banana é responsável por recuperar a musculatura de atletas quando eles fazem o seu treino diário. Mas você sabia que nós, meros mortais que fazemos caminhadas, também podemos ser agraciados neste ponto?

Nossos músculos precisam sempre estar alongados o suficiente para que possamos fazer com que funcionem do modo correto. A banana é muito famosa por evitar câimbras e isso acontece pela sua composição de magnésio, o qual ajuda a promover o relaxamento da musculatura, além de transportar energia e sintetizar as proteínas.

Melhora no humor

Está de mau humor? Que tal comer uma banana para aliviar o estresse acumulado? Com um efeito de melhorar o seu humor comprovado cientificamente, a fruta é composta por serotonina que vai te animar em poucos minutos.

Benefícios da banana: perda de peso

Se você está de dieta e sai procurando por todos os tipos de alimento que possam te ajudar a secar gordura, então está na hora de se apresentar para a banana. Esse alimento tão versátil, além de todos os benefícios orgânicos, ainda te ajuda com a dieta.

Isso acontece porque ela é capaz de regular o fluxo do intestino. Ela proporciona, também, sensação de saciedade, fazendo com que você controle tudo o que come, permitindo-se apenas fazer as refeições principais de maneira regrada para não dar aquelas escapadas noturnas na geladeira.

Disposição física e mental

Dentro dessa fruta tão pequena, nós também podemos encontrar um grande potencial. Nela, achamos três tipos de açúcar: frutose, sacarose e glicose. É por meio deles que você consegue se restabelecer física e emocionalmente para enfrentar mais um longo dia dentro da sua rotina tão pesada quanto a de agora.

Benefícios da banana: adeus, cigarro!

Você sabia que, além de tudo isso, a banana ainda pode te ajudar a largar o vício no cigarro? Pois é. Essa pequena tem um poder gigantesco escondido sob uma casca amarelinha. Se você está pensando em parar de fumar, então é bom começar a incluir banana na sua dieta.

Controle da pressão

Mais um dos benefícios trazidos por meio do potássio: o controle da pressão arterial. Esse processo ocorre devido à presença de sódio no corpo que é reduzida drasticamente diante da ação do potássio. Por isso, você pode combater os riscos de ter um derrame ou enfarto apenas consumindo uma fruta.

Fim da ressaca

Essa é para quem passa o final de semana inteiro bebendo e, quando chega na segunda-feira, bate aquela dor de cabeça e enjoo por causa da ressaca. A banana age no trato digestivo e acalma o seu estômago e, quando misturada com mel e leite, possui um grande efeito para aliviar os resquícios da bebedeira.

Benefícios da banana: como comer sem engordar

benefícios da banana

Existe um sábio ditado popular que diz “tudo demais é veneno”. Não pense que, por ser uma frutinha bonitinha e cheia de benefícios a banana não te fará engordar. Em sua composição, também encontramos açúcar e, se consumida em excesso, a balança vai reclamar.

Falei muito neste artigo acerca de incluir a banana na sua dieta, mas ainda não disse como. Não pense que é só sair colocando uma banana no meio de todas as refeições que está tudo certo! É preciso ter regras estabelecidas, aliando-a com outros alimentos para não ficar muito calórica. Coma, no máximo, duas vezes ao dia, de segunda a sexta.

A banana, aliada ao amendoim, castanhas ou pastas de amendoim, forma uma grande forte de gordura boa, além de adicionar no seu cardápio algumas vitaminas de complexo B.

A banana amassada com aveia também pode ser muito benéfica para o seu cardápio, além de te ajudar a perder peso. A aveia é rica em fibras e ajuda a controlar o efeito dos tipos de açúcar dentro da banana.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *