Benefícios da beterraba: melhore sua saúde

Benefícios da beterraba

Os benefícios da beterraba vão muito além do convencional, como eliminar gripes e fortalecer o organismo. Ela possui poderes especiais e nós podemos provar por meio de diversas pesquisas realizadas no mundo a fora. Esse pequeno legume, que muita gente faz cara feia para comer, pode ser o verdadeiro pontapé inicial para melhorar a sua qualidade de vida.

Ela vai bem cozida ou crua, como acompanhamento ou como ingrediente principal em alguma receita. Serve na salada, como condimento e ainda pode ser colocada no suco. Então, sabendo de toda essa versatilidade de um único legume, qual é a sua desculpa para não usufruir dos benefício?

Benefícios da beterraba: combate à doenças cardiovasculares

Benefícios da beterraba

Em um mundo onde o estresse e a má alimentação reinam, os problemas no coração e nas artérias se acumulam e nos deixam preocupados. Ter tempo para olhar para si e para a própria saúde anda sendo quase impossível e realmente tem muita gente que acaba se deixando de lado. No entanto, para melhorar um pouco essa perspectiva, a beterraba veio para ajudar.

Esse legume tão pequeno e delicioso é uma ótima fonte de folato e betaína, dois componentes nutrientes que, quando aliados em um único local, abaixam todos os níveis de homocisteína. Essa menção anterior se relaciona com as inflamações que podem acabar prejudicando artérias e aumentar o risco de doenças.

Combate ao câncer

O câncer é uma doença que, em muitos casos, pode até levar a morte. Todos concordam que o tratamento não é nada fácil e envolve muitos outros elementos além de raspar a cabeça. A doença é degenerativa e já deixou muita gente realmente mal no hospital por muitos meses.

A beterraba tem uma propriedade chamada “betacianina”, uma espécie de pigmento dos vegetais que, segundos os estudos, ajuda o seu organismo a se defender carcinógenos nocivos para o corpo. Sendo assim, os altos níveis de antioxidantes também entrar na jogada e reduzem os riscos.

Redução da demência

Quando a idade avança, é muito comum que vejamos idosos com sérios problemas para lembrar de algo, seja mais recente ou um pouco mais antigo. Pouco a pouco, esse quadro pode evoluir para algo mais grave como, por exemplo, a demência. Infelizmente isso acontece com bastante frequência.

Em alguns exames realizados por meio de ressonância magnética, feita em idosos, foi possível comprovar que, após uma alimentação que incluía beterraba, os pacientes aumentaram o seu fluxo sanguíneo em direção aos lobos frontais do cérebro. Tudo isso graças ao aumento da produção de ácido nítrico incentivado pela beterraba.

Benefícios da beterraba: redução da pressão arterial

Benefícios da beterraba

Outro grande fator que acaba por deixar muita gente preocupada é a pressão arterial. Muitas pessoas possuem um alto valor nesse quesito e, por isso, não podem se alimentar com muito sal. No entanto, quando esse quadro evolui e os descuidos são maiores do que os cuidados, é necessários se preocupar.

Felizmente, para evitar o consumo de remédios de maneira desnecessária, é possível combater a pressão alta por meio do suco de beterraba. Segundo estudos realizados em diversas universidades do mundo, ele promove essa redução ao mesmo tempo em que acalma o fluxo sanguíneo no corpo.

Combate à constipação no intestino

Para quem tem problemas de prisão de ventre sabe o quão ruim pode ser não conseguir ir ao banheiro. De toda a maneira, há quem tenha graves complicações por causa dessa condição, necessitando, até mesmo, fazer cirurgias para uma lavagem no intestino. Por isso, é sempre importante ficar de olho.

Para uma solução mais simples, que previne e trata o problema de maneira ágil, você pode fazer uso da beterraba. Ela é rica em fibras e, comprovadamente, auxilia o sistema digestivo a funcionar de maneira adequada, desencadeando uma outra série de benefícios.

Melhora na saúde dos olhos

Se as pessoas pudessem escolher não usar óculos, é muito provável que elas não desejassem utilizá-lo. De todo o modo, há males que não podem ser evitados, mas que ainda podem ser retardados. Sabendo disso, muitos pesquisadores envolveram a beterraba em seus estudos em relação à visão.

Esse legume contém uma enorme variedade de fitoquímicos que, a sua maneira, auxiliam na melhora da saúde dos olhos e de todos os tecidos nervosos. Além disso, você pode utilizar as folhas da beterraba como um antioxidante que previne a degeneração da mácula.

Benefícios da beterraba: crescimento dos ossos

Benefícios da beterraba

Quando as crianças estão crescendo, tudo nelas acompanha esse processo. Os ossos, principalmente, estão em constante mudança, formulando sua estruturação definitiva e permitindo que eles definam a sua altura em um futuro próximo. Sendo assim, a beterraba pode ajudar a fortificar esse procedimento.

Devido ao manganês, substância presente no legume, o crescimento dos ossos e cartilagem está garantido de uma maneira saudável e extremamente segura. Além disso, para adultos e idosos, o legume pode ser utilizado em suas diversas formas para fortalecer a estrutura óssea e mantê-la saudável para evitar fraturas.

Aumenta o ácido fólico

Só quem já ficou grávida ou teve filhos sabe o quanto é importante permitir que o bebê se desenvolva de maneira saudável e com um bom acompanhamento dos pais. Por isso, durante uma gestação, a dieta fica cada vez mais restrita, para garantir saúde para ambas as partes.

Pensando nisso, os benefícios da beterraba também se aplicam diretamente para as gestantes. Por possuir ácido fólico em sua composição, a beterraba poderá ajudar na formação da medula espinhal do bebê, além de ajudar a prevenir várias doenças que podem vir a acometê-lo em um futuro próximo.

Promove a desintoxicação

Por muitas vezes nós não notamos, mas acabamos por ser acometidos por algum tipo de intoxicação. Seja ela na pele, o que a deixa com um aspecto menos saudável, ou no estômago, é importante evitá-la e fazer com que seja removida da maneira mais rápida possível. Pensando nisso, por que não usar a beterraba?

O legume atua como um diurético capaz de desintoxicar, naturalmente, o seu organismo. Isso é dado por meio da betalaína, além do aumento da retenção de líquidos nas suas células. Por meio da beterraba, você consegue se manter hidratado e com um ótimo equilíbrio do organismo.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *