Benefícios da laranja: saiba mais a respeito

Benefícios da laranja

A laranja é uma fruta extremamente comum aqui no Brasil. Além disso, ela é muito difundida por nossos pais, principalmente em momentos de resfriado. No entanto, muito embora pareça algo banal, ela realmente pode fazer verdadeiros milagres para o nosso organismo. Então, você sabe quais são os benefícios da laranja?

Tudo bem que ser uma verdadeira potência na vitamina C, ajudando a combater gripes e outros tipos de doença é algo bastante falado, mas existem muitos outros motivos para amar a laranjinha. Ela é completamente saudável, fácil de comprar e não é tão cara quanto outras frutas que vemos por aí. Que tal dar uma oportunidade para ela?

Benefícios da laranja: AVC

Benefícios da laranja

Muitas pesquisas têm sido feitas acerca de métodos naturais que possam acabar tornando doenças muito perigosas cada vez menos recorrentes nos seres humanos. Por isso, todos os dias os cientistas estão em busca dos componentes de comidas do nosso cotidiano. A laranja não poderia ficar de lado nessa investigação.

Segundo a American Heart Association, quando você consome laranjas ou outras frutas cítricas, é possível reduzir a recorrência de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, mais conhecidos como AVC. Essa vantagem está mais ligada à mulheres. Esse problema da saúde é causado por uma obstrução nas artérias na região do cérebro, provocando uma parada repentina.

De acordo com outras pesquisas, são cerca de 69 mil pessoas que já consumiram a fruta e acabaram por reduzir as chances de ter um derrame em até 19%. Os pesquisadores apostam nos flavonoides como sendo as principais substâncias responsáveis por trazer um benefício tão notável, além da melhora nos vasos sanguíneos e a redução de inflamações.

Cálculo renal

Só quem já pôde sentir a dor das pedras nos rins sabe o quão ruim e incômoda é a situação. Além de provocar espasmos involuntários no corpo, por causa da dor latente, a recorrência de vômitos e febre são extremamente presentes nesses casos, preocupando os pacientes.

De acordo com uma pesquisa realizada no Texas, mais especificamente na University Southwestern Medical Center, o consumo do suco de laranja pode acabar por ajudar na prevenção do surgimento do cálculo renal. Claro que apenas o seu consumo não é suficiente, já que se faz necessário ter uma rotina saudável para que tudo esteja garantido.

Nesta mesma pesquisa, foram analisados homens saudáveis e aqueles que possuíam pedras nos rins. Ambos os grupos ingeriram suco de laranja. O líquido produzido pela fruta acabou por gerar uma carga alcalina no corpo, reduzindo o ácido úrico no organismo, fazendo com que houvesse um maior controle sobre os cálculos.

Redução do colesterol

Benefícios da laranja

Uma das maiores preocupações da atualidade e fazer com que a taxa de colesterol seja controlada da maneira correta. Por isso, a gordura ruim no nosso corpo deve ser exterminada por meio da adoção de hábitos saudáveis e, principalmente, pelo consumo do suco de laranja, que vem se mostrando muito eficiente.

Assim como já mencionado em outros benefícios, o responsável por essa grande mudança está diretamente ligado aos flavonoides, fazendo com que a absorção de colesterol por nosso intestino seja mais limitada. Assim, além de ter um efeito direto, ainda pode ajudar no combate ao colesterol ruim por causa da Vitamina C.

Benefícios da laranja: câncer

Mais uma das preocupações do mundo moderno possui relação direta com o câncer. É claro que existem fatores agravantes para a doença e o seu tratamento não é nada fácil, mas, mesmo assim, as precauções precisam ser tomadas. Quanto mais meios de evitar, melhor.

Muitos estudos recentes apontam o consumo de frutas cítricas como um redutor do aparecimento de alguns dos tipos de câncer. Eles podem fazer com que o câncer de mama, estômago, esôfago e pâncreas passem bem longe do seu organismo. Tudo isso blindado por meio da Vitamina C, que impede a ação de radicais livres.

Memória

Benefícios da laranja

Quando chegamos em certa idade, é bem comum que comecemos a esquecer de alguns eventos com maior facilidade. Pensando em evitar esse fato, deixando de lado a questão da normalização da situação, é interessante prestar atenção em uma fruta que está completamente presente na sua vida.

Beber o suco de laranja por todos os dias na sua semana irá ajudar a ampliar a função cerebral, principalmente em pessoas idosas. Esse estudo foi divulgado pelo The American Journal of Clinical Nutrition. Foram mais de 37 pessoas de idade avançada envolvidas no processo.

Olhos

Agora que você já está mais do que convencido de que essa fruta pode trazer verdadeiras mudanças na sua vida, você sabia que a laranja é capaz de proteger os seus olhos contra os danos do tempo? Pois é! Essa frutinha que parecia tão inofensiva tem um verdadeiro super poder guardado em seus gomos.

Em um estudo realizado por meio da Westmead Institute for Medical Research, pessoas que consumiam pelo menos 1 laranja diariamente tiveram a possibilidade de reduzir em 60% os riscos da degeneração da mácula dos olhos. São essas condições que provocavam a perda progressiva de visão.

Benefícios da laranja: coração

O nosso coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Se ele parar de funcionar, estamos em uma verdadeira enrascada! Além disso, com toda a pressão encontrada na atualidade, para realizar tarefas, aliado ao estresse, é possível que muitos problemas sejam desenvolvidos a partir deste ponto mencionado.

Sendo assim, segundo estudos realizados com frutas cítricas, mais especificamente a laranja, é comprovado que ela faz bem para o nosso coração. Um estudo japonês mostrou que pessoas que consumiam uma maior quantidade de laranjas tinham chances bem menores de desenvolver doenças cardíacas e derrames.

Doenças respiratórias

Quem tem doenças respiratórias como a asma sabe o quão ruim é perder o fôlego. Isso causa grandes problemas no nosso organismo, principalmente quando estão relacionadas à alergias. Isso faz com que percamos a qualidade do sono e, principalmente, a de vida. Para se livrar delas, sabia que a laranja pode ajudar?

A fruta é rica em ácido fólico, o principal responsável por reduzir as crises alérgicas. Segundo uma pesquisa realizada na Escola de Medicina Johns Hospkins, nos Estados Unidos, 8 mil pessoas com rinite foram testadas durante 6 anos, comprovando o benefício trazido pela laranja.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *