Benefícios do limão: você os conhece?

Benefícios do limão

O limão é aquela primeira fruta que nossos pais nos oferecem apenas para ter o prazer de nos ver fazendo careta. Mas você conhece todos os benefícios do limão? Além de ser aquela fruta azeda que permeia nossas memórias mais antigas e constrangedoras, ele pode estar diretamente ligado à saúde.

Muito versátil, além de podermos utilizá-lo no suco, na salada ou em outros tipos de tempero, o limão é uma verdadeira onda de energia e de saúde. Com ele, podemos aumentar a imunidade, além de combater resfriados e misturá-los com outros ingredientes para obter resultados ainda mais ágeis.

Benefícios do limão: por que usar?

Nós bem sabemos que as frutas estão cheias dos mais diversos nutrientes e, na maior parte das vezes, nós as utilizamos para que o nosso organismo funcione bem. Com o limão, não poderia ser diferente. Embora ao ser consumido puro ele não tenha todo aquele toque delicioso de uma banana, ainda há o que se aproveitar.

Muito rico em vitamina C, minerais e antioxidantes que podem melhorar a pele e a saúde intestinal, esse fruto pode estar diretamente ligado aos sucos, shakes e os mais diversos temperos que decidimos utilizar na cozinha. Se você nunca usou o limão para temperar a salada, que atire a primeira pedra!

Pensando em dar mais destaque a um elemento tão fundamental para a nossa saúde, separamos alguns de seus benefícios e as explicações acerca deles.

Benefícios do limão: controle da pressão arterial

Benefícios do limão

Bem como sabemos, o limão pode ser consumido nos alimentos e, na maior parte dos casos, ele traz um sabor ainda mais interessante para a comida. Esse tempero natural é um ótimo substituto para os prontos que encontramos em supermercados.

Em sua composição orgânica, nós encontramos o potássio, um mineral que está diretamente ligado ao controle da pressão arterial. Dessa maneira, ele faz com que tudo fique regulado no seu organismo, regularizando a pressão e fazendo com que crises hipertensivas sejam facilmente deixadas de lado.

Proteção dos vasos sanguíneos

Sim, o limão também faz muito bem para o nosso sangue e isso está ligado diretamente à produção de vitamina C. Esse micronutriente possui ação antioxidante e oferece uma proteção mais direta para as paredes internas das artérias, proporcionando o combate aos radicais livres.

Além disso, com esse revestimento propiciado por um ingrediente natural e facilmente encontrado, os vasos sanguíneos estão menos sujeitos a sofrerem com lesões, fazendo com que haja  a diminuição das chances de acumular placa de gordura. Como consequência, teremos menos probabilidade de apresentar quadros de infarto ou AVC’s.

Prevenção e combate ao câncer

Benefícios do limão

Bem como falamos no tópico anterior, acerca da vitamina C, ela também pode ser uma verdadeira aliada no combate ao câncer. Isso acontece porque o limão ataca diretamente os radicais livres, os quais trabalham diretamente na alteração genética que, consequentemente, traz tumores.

Indo um pouco mais além, alguns dos flavonoides presentes na casca permitem que o combate ao câncer seja mais direto. Isso ocorre devido ao bloqueio de reações bioquímicas diretamente ligadas à metástase, fazendo com que haja a diminuição da mobilidade das células malignas no sangue. Curioso, não?

Benefícios do limão: antisséptico e antibiótico

Já pensou em utilizar o limão para limpar a sua boca? Pois é. O nosso colega é tão poderoso que elimina vírus e bactérias de maneira ágil, sem deixar rastros ou efeitos colaterais. Essa fruta irá auxiliar a controlar e prevenir possíveis infecções causadas por micro-organismos relacionados à boca e garganta.

De todo o modo, é válido ressaltar que o limão não deve substituir um medicamento que foi prescrito, visto que a opinião médica está acima de qualquer conhecimento caseiro. Então, fazer o tratamento normal e utilizar o limão como complemento é mais do que válido.

Fortalecimento das defesas orgânicas

Benefícios do limão

A vitamina C faz tudo dentro deste fruto. Ela é responsável pelos benefícios citados anteriormente, mas também age diretamente para defender o nosso organismo de meios invasores. Com isso, a produção de glóbulos brancos se intensifica, fazendo com que as nossas células saibam se defender de invasores, tais como vírus e bactérias.

Desse modo, fazer o consumo regular da fruta pode levar ao fortalecimento do nosso sistema imunológico, bem como nos tornar ainda mais resistentes contra possíveis doenças, sejam elas as mais comuns como gripes ou resfriados que tanto interferem na nossa rotina.

Combate direto ao envelhecimento

A verdade é que nenhum de nós nunca está preparado para envelhecer. De todo o modo, quando isso ocorre de maneira precoce, seja por causa do estresse ou outros tipos de condição, a sensação se torna ainda pior e precisa ser revertida. Para isso, você tem um aliado: o limão.

A vitamina C está, mais uma vez, presente dentro do benefício. Então, podemos considerar que o fruto tem uma ação mais do que completa. Essa vitamina ajuda no combate aos radicais livres e ainda acelera a absorção de colágeno na pele, fazendo com que haja uma redução das rugas e marcas de expressão.

Aceleração da cicatrização

Certo, digamos que, por mais uma vez, a vitamina C seja a nossa heroína. Com a sua ação rápida e direta no organismo, ela também proporciona o aceleramento na cicatrização da pele. Por isso, quando você está com algum problema, a ingestão de limão pode ter grandes benefícios.

Como a síntese de colágeno está diretamente ligada à qualidade da pele, quanto mais facilidade o nosso organismo tem de produzi-lo, muito melhor será a cicatrização. Então, se você acha que o seu metabolismo está lento para fazer isso por si só, utilize o limão como principal arma.

Benefícios do limão: saúde dos rins

Para finalizar, o limão ainda pode nos ajudar a fazer a manutenção de nossos rins, peças fundamentais para as ações diuréticas, além do funcionamento do resto do corpo. O limão irá aumenta o volume de urina e estimular o funcionamento correto do órgão, fazendo com que haja uma redução da possibilidade de infecções.

O consumo correto de seu suco também ajuda a prevenir pedras nos rins, ocasionado pela grande quantidade de potássio em sua composição.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *