Chá de canela: precauções e benefícios

Chá de canela

O chá de canela é rodeado por muitos e incertezas. Muitas mulheres receiam em tomá-lo, principalmente quando estão grávidas. Diante de muitas pesquisas realizadas, é possível constatar que os seus componentes podem ser capazes de gerar um aborto em mulheres gestantes e algumas complicações àquelas que ainda amamentam. Por isso, é importante saber mais a seu respeito.

Os chás, para a maior parte das pessoas que faz uso deles, funcionam como um remédio caseiro. Alguns possuem a capacidade de aliviar o estresse, a dor de cabeça e, até mesmo, dores no estômago. Pensando nisso, algumas informações importantes serão repassadas antes do consumo da bebida em específico.

Os poderes do chá de canela

Chá de canela

Seja em pau ou em pó, esse tipo de “tempero” é bastante utilizado na gastronomia. Além disso, também conseguimos encontrá-lo nos chás, trazendo uma grande influência sobre o ciclo menstrual das mulheres. Talvez seja exatamente por isso que seja tão utilizado, para realizar estas alterações e amenizar os sintomas.

A canela é a raspa do interior de uma árvore e pode ser produzida em pau ou em pó. O pó é resultado do trituramento dessa mesma raspa, permitindo que seja utilizada tanto em comidas quanto para fins medicinais. Muitas tribos a utilizaram por longos anos com fins de modificação de doenças e melhoras no quadro de saúde.

A sua composição interna, ou seja, natural, possui muita vitamina C e A, comprovando que a sua utilização pode ser benéfica. Além de melhorar a pele e prevenir doenças (como gripes e resfriados), ela ainda ajudará no combate à dor menstrual e, ainda assim, poderá trazer tantos outros benefícios ao seu corpo.

Além de tomá-lo em forma de chá, você pode escolher fazer o consumo desse ingrediente nas suas refeições. Muitas pessoas fazem o arroz doce e polvilham canela por cima. Além disso, também é possível fazer um bolo com o ingrediente, mesclado à banana para trazer ainda mais saúde ao prato.

Para que serve a bebida?

Diante da fervura do ingrediente para fazer o chá de canela, é possível usufruir de suas propriedades antioxidantes. Sendo assim, um dos principais benefícios encontrados na bebida é exatamente o poder que ela tem de restaurar as células da pele e, consequentemente, retardar o envelhecimento precoce.

O seu uso também é muito aplicado na prevenção de doenças, permitindo que o sistema imunológico fique completamente protegido. Assim, você poderá ter, em mãos, um remédio caseiro que resolve a maior parte das problemáticas aplicadas. Antes do consumo, é interessante consultar a aprovação de um especialista.

O chá de canela possui efeitos colaterais?

Chá de canela

Esta é uma pergunta extremamente importante, visto que a canela pode ser encarada como uma vilã em alguns casos em específico. Bem como o consumo em excesso de outras bebidas, é possível que esta também siga pela mesma trilha de efeitos. Então, os cuidados devem ser adotados antes do consumo.

Em sua composição, é possível encontrar a cumarina, um anticoagulante muito benéfico para o seu organismo. No entanto, caso consumida em excesso, os efeitos são refletidos por meio de úlceras e gastrite, bastante incômodas no organismo. Dessa maneira, o aumento de frequência cardíaca também pode ser observado de modo preocupante.

Grávidas podem tomar o chá?

Esta é uma grande questão que rodeia a bebida. Quantas mulheres já não ouviram que o chá de canela era abortivo? Pois é. Segundo pesquisas realizadas nos últimos anos, o fator de perigo desse tipo de bebida não foi descartado em momento algum e, por isso, o cuidado deve ser redobrado. Para não preocupar as mamães de plantão, o melhor é ficar longe dele.

Um dos principais indícios de sua má utilização em mulheres grávidas tem como efeito a contração uterina que pode acabar resultando em um aborto. De todo o modo, a melhor opção para se prevenir é procurando um médico antes de realizar o consumo. Assim, você fica muito mais seguro.

Modo correto de preparar a bebida

Chá de canela

Além de saber quais são os cuidados a serem tomados com o chá, é importante saber como prepará-lo, já que uma dosagem em excesso pode resultar em efeitos colaterais. Se você está pensando em começar a fazer o uso da bebida, fique bastante atentos às dicas passadas neste artigo. Assim, todo mundo sai feliz e beneficiado.

É muito fácil encontrar a canela em pó ou em pau nos supermercados. No entanto, para que você faça um bom preparo da sua bebida, não é interessante ultrapassar a marca de uma colher de sopa do ingrediente. Assim, você preserva a sua saúde e ainda usufrui dos benefícios trazidos pelo ingrediente.

O mais interessante é que você não ferva a canela junto da água. Coloque-a em uma panela, não ligue o fogão e aguarde 5 minutos. Em seguida, retire a canela, ligue o fogo, coe e, em seguida, beba. Assim, você não perde a maior parte dos nutrientes contidos em sua estrutura.

Benefícios do chá de canela

Assim como falamos anteriormente, a bebida é, de fato, muito benéfica em alguns pontos. O mais importante de tudo é que seja ingerida de maneira consciente e seguindo todas as recomendações listadas. Se o fizer, poderá conseguir manter a sua saúde em equilíbrio e, ainda por cima, se livrar de algum problema de saúde.

Como falado no início deste artigo, o poder da canela está ligado aos seus poderosos antioxidantes. Dessa maneira, quando o assunto é pele, a bebida traz grandes vantagens. Responsável por restabelecer as células da epiderme, esta ação evitará o envelhecimento precoce e, ainda por cima, garantirá a diminuição das rugas.

Outra grande vantagem da utilização da canela é a sua ação anti-inflamatória. Para quem anda sentindo dores no estômago ou não consegue mais aguentar aquele sintoma agudo, o melhor a se fazer é ingerir o chá de canela. No entanto, não exagere nas proporções! Não tome a bebida mais do que 4 vezes na semana.

O chá de canela ainda te ajuda a acelerar o metabolismo. Desse modo, é possível perder peso ainda mais rápido. Para quem está de dieta, pode ser um excelente complemento aos exercícios realizados e, até mesmo, à dieta seguida estritamente.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *