Chá de cavalinha: benefícios e orientações

Chá de cavalinha

Caso você nunca tenha visto a cavalinha, ela é uma das plantas mais antigas que temos registro. Suas folhas são bem pequenas e mais parecem agulhas, mas não irão fazer mal. Ela é bem peculiar, pois não apresenta flores e pode ser utilizada como decoração ou para o consumo dos seres humanos, o chá de cavalinha, dependendo da sua necessidade.

Existem muitos motivos pelos quais alguém pode utilizar o chá para seu benefício. Além de contribuir para a área estética, essa planta também traz outros tipos de vantagens para o seu organismo, principalmente quando se refere à limpeza de toxinas no corpo.

Benefícios do Chá de cavalinha

Chá de cavalinha

Por ser uma planta com propriedades naturais e diuréticas, ele é muito eficiente para combater a retenção de líquidos em nosso corpo. Além disso, também pode estar diretamente ligado a eliminação de toxinas no organismo, bem como evita o aparecimento de celulites, inchaço ou outros problemas que estejam ligados com a retenção.

Dentre os principais benefícios que podemos citar acerca do chá de cavalinha estão:

Saúde dos rins

Quando falamos em uma função diurética, de maneira mais direta, também podemos falar dos benefícios que ela traz para os nossos rins. Dessa maneira, quando consumimos o chá de maneira adequada, podemos proteger a saúde desse órgão tão importante.

Além disso, o chá de cavalinha pode ser um verdadeiro aliado para evitar problemas de formação de cálculo renal, bem como tratar problemas relacionados aos rins e ao trato urinário. A nefrite é um exemplo de problema combatido, assim como as infecções urinárias.

Alívio de dores

Os benefícios do chá não se restringem apenas às características diuréticas. Ele também é responsável por proporcionar efeitos anti-inflamatórios, bem como antioxidantes. Ao fazer o chá, você pode se libertar de vários tipos de dores em seu corpo, trazendo um maior relaxamento e sossego para a vida.

Para quem possui problemas ligados à reumatismo, artrite ou gota, a bebida pode ser uma opção muito interessante, principalmente pelo seu fácil acesso e preparação simples. Então, se você está procurando se livrar de algum tipo de dor ou inflamação, o chá de cavalinha pode ser a resposta.

Chá de cavalinha para a pele e o cabelo

Indo um pouco além dos problemas em nosso organismo, essa planta também possui mais algumas capacidades. Se você anda enfrentando problemas com cabelo quebradiço, pele oleosa ou acne, então a bebida também pode ser uma alternativa para que tudo isso suma de uma vez por todas.

Com o consumo do chá, você conseguirá prevenir o aparecimento de acne, marcas de expressão indesejadas, assim como as rugas. Por conter saponina, composto de grande pode antioxidante, você também conseguirá lidar melhor com a elasticidade da sua pele, deixando de lado a flacidez.

Diminuição do fluxo menstrual

Se, todo o mês, você tem que enfrentar a sua menstruação e simplesmente não consegue por causa de um fluxo extremamente intenso, então nós dizemos que esse chá será a solução. Com propriedades naturais extremamente poderosas, o chá de cavalinha controla o fluxo adequadamente.

Chá de cavalinha contra a diabetes

Diante de tantas propriedades que já foram discutidas, a cavalinha ainda possui a capacidade de eliminar as suas chances de ter diabetes. Muito embora o seu consumo seja restrito a um grupo e deva ser feito com cautela, é, sim, possível fazer com que o sangue não tenha tanta aplicação de glicose.

Com seus componentes naturais e substâncias presentes nas folhas, a planta pode fazer com que o açúcar seja eliminado de uma maneira mais sutil. Com isso, não será necessário que a insulina de seu corpo trabalhe a mil por hora na tentativa de impedir a alta circulação da glicose.

É possível emagrecer com o chá?

Chá de cavalinha para emagrecer

Essa é uma afirmação verdadeira, mas é muito importante que haja um cuidado ao ingerir esse chá, principalmente porque os seus efeitos colaterais podem ser muito graves. Ao final deste artigo, você terá acesso à contraindicações e possíveis complicações de uso, além de algumas orientações.

O consumo do chá de cavalinha proporciona perda de peso, mas não de gordura. Isso acontece por seu efeito diurético, que elimina muito líquido de nossos corpos. Além disso, também há o fator antioxidante, que nos ajuda a eliminar substâncias desnecessárias do organismo.

Como preparar o chá de cavalinha?

Agora que você se viu diante de todos os benefícios que essa bebida pode trazer para o seu corpo, que tal aprender a fazer essa receita que logo irá se tornar a sua queridinha? Com pouquíssimos ingredientes que cabem no seu orçamento, a qualidade de vida aumentará de uma vez por todas.

Para fazer o seu chá de cavalinha, será necessário pegar 150 ml de água fervida, 1 colher de sopa de folhas de cavalinha e algum adicional a gosto, como água, mel ou gengibre. Despejando a água fervendo em uma garrafa, adicione a cavalinha e cubra com uma tampa ou um pano. Espere cerca de 20 minutos e ingira ainda morno.

Efeitos colaterais e contraindicações do chá

Efeitos colaterais do Chá de cavalinha

Muito embora apresente inúmeros benefícios em sua utilização, é importante tomar cuidado com a ingestão do chá. Na maior parte dos casos, ela até pode não estar associada a efeitos colaterais, mas todo o cuidado é pouco, principalmente se o consumo for feito em excesso.

Caso você consuma o chá de cavalinha em grande quantidade e por muitos dias consecutivos, é muito provável que acabe tendo problemas com diarreia, alteração na frequência cardíaca, perda de peso irregular e fraqueza nos músculos. Então, esteja atento às dicas.

Sabendo disso, é válido ressaltar que a cavalinha deve ser ingerida apenas em curtos períodos. No máximo, consuma o chá em uma semana, nada mais do que isso. Caso ainda haja alguma dúvida em relação ao seu organismo, consulte um médico ou nutricionista.

Grávidas e lactantes devem passar bem longe desse chá, assim como as pessoas que sofrem com problemas cardíacos, pressão baixa e doenças nos rins. Isso ocorre por causa de sua grande capacidade de diminuição da pressão arterial, bem como pelo efeito diurético que, se ocorrer em excesso, pode resultar em problemas ainda maiores.

Veja mais:

Um comentário em “Chá de cavalinha: benefícios e orientações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *