Chá de gengibre: benefícios e preparo

Chá de gengibre

O chá é uma maneira caseira de cuidar de doenças e trazer benefícios para o organismo. Por muitos anos, passamos este hábito de geração em geração, ensinando para nossos filhos e netos sobre a sua importância. Por isso, hoje é dia de falar a respeito do chá de gengibre e de todos os benefícios que ele pode oferecer por meio do consumo.

O gengibre é uma raiz bem forte e quem já sentiu o seu cheiro já deve saber bem disso. No entanto, também é importante prestar atenção em seu excesso. Nenhum tipo de já deve ser consumido em grandes quantidades, principalmente se for para evitar algum problema no trato intestinal.

Chá de gengibre: efeitos e ação

Chá de gengibre

Nativa da Ásia, esta pequena raiz tão conhecida em nossos lares pode ter inúmeras vantagens de consumo, seja em formato de chá ou simplesmente a sua forma natural. Ela é tanto usada na medicina quanto na culinária e, com toda a certeza, apresenta efeitos efetivos em ambos os casos.

São muitos os seus benefícios terapêuticos, principalmente por ser um bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Em pequenas quantidades, o chá pode ser utilizado para combater náuseas, auxiliar na digestão e combater doenças na garganta ou relacionadas ao sistema respiratório.

Você pode encontrá-lo de maneira extremamente simples em feiras ou supermercados, seja em natura ou conversa, em forma de cápsula, cristal ou em pó. O importante é que seja consumido quando necessário e com determinadas restrições de uso para que o seu excesso não acabe trazendo efeitos colaterais.

Benefícios do consumo do chá

Chá de gengibre

Assim como a maior parte dos chás, o de gengibre não estaria fora da lista daqueles que trazem benefícios. Por ter uma utilização milenar, já foi alvo de diversos estudos e a maior parte deles confirma que ele pode, sim, trazer uma grande melhoria na vida de muitas pessoas que decidiram fazer o seu uso.

Por isso, confira os principais benefícios desta bebida.

Emagrecimento

Se você está em processo de emagrecimento, não se preocupe. O chá de gengibre pode ser muito útil para acelerar o processo de queima calórica, principalmente por causa de seu forte efeito termogênico. Dessa maneira, a temperatura corporal fica mais elevada, queimando gordura desnecessária para o organismo.

Para que você apresente uma perda de peso significativa, se é isso que está procurando, é válido informar que apenas o chá não será o responsável por ela. Adotar uma boa dieta e fazer exercícios físicos precisam estar na sua grade complementar.

Náusea (Chá de gengibre)

Muitas mulheres grávidas acabam por ser acometidas por náuseas que duram horas e, às vezes, dias. Por isso, para evitar que este efeito incômodo apareça com mais frequência do que o necessário, é importante que o chá de gengibre seja utilizado como aliado. Se você comeu algo que não gostou ou está com aquela sensação de azia, a bebida também pode ser de grande ajuda.

Antes de mais nada, é importante conversar com o seu médico acerca da quantidade do consumo da bebida para que não haja maiores problemas, principalmente se você está em tratamento de quimioterapia ou esperando um bebê.

Gastrite

Se você não anda tendo uma boa alimentação, mas pretende mudar a partir de agora para deixar a sua saúde um pouco mais resistente, então o chá de gengibre é uma verdadeira mão na roda. Isso porque, aliado a uma boa dieta, ele é um ótimo protetor do trato intestinal.

Se uma bactéria entra no corpo de um ser humano por meio da alimentação e acaba se fixando no estômago, ela provoca gastrite ou úlcera. Dessa maneira, se o consumo do chá é feito de maneira adequado, há uma dificuldade de aderência nas paredes do estômago, evitando a contração de alguma dessas doenças.

Câncer

Diante de muitos estudos que foram feitos até então, o chá de gengibre pode te ajudar a combater o câncer, pelo menos os primeiros sinais. Um deles é o câncer de estômago, muito comum, inclusive. Eles são ocasionados, geralmente, por úlceras estomacais e, como você leu anteriormente, a bebida provoca uma dificuldade na aderência de bactérias nesta região.

Além disso, a sua utilização também é recomendada na prevenção do câncer cólon-retal, pois possui um componente chamado “6-gingerol”, o qual impede o desenvolvimento e a disseminação de células de câncer pela região do intestino. Até então, estudos feitos em animais comprovam que o chá diminui o risco de surgimento de câncer de fígado.

Chá de gengibre: doenças respiratórias

Por ter uma forte ação antioxidante por todo o organismo, o chá de gengibre será o seu grande aliado no combate à doenças relacionadas ao sistema respiratório. Ele pode agir diretamente nos efeitos de uma gripe ou resfriado e, até mesmo, preveni-los para que não sofra, posteriormente, com seus sintomas. A sua ação anti-inflamatória também melhora os sintomas da tosse, dor muscular, asma e bronquite.

Como preparar o chá

Chá de gengibre

Agora que você já sabe quais são todos os benefícios apresentados por uma única bebida, está na hora de saber como fazer o seu preparo de maneira correta. Para que ele mantenha seus benefícios, o importante é que a sua raiz não seja fervida com água. Então, o processo deve ocorrer da seguinte maneira:

  1. Lavar bem a raiz do gengibre.
  2. Cortar em pedaços pequenos ou ralar.
  3. Levar a água ao fogo alto para ferver.
  4. Adicionar o gengibre à água e tampar a panela, deixando o fogo um pouco mais baixo.
  5. Aguardar entre 5 e 10 minutos para retirar do fogo.
  6. Coar e servir.

Medidas corretas de consumo do chá de gengibre

É importante mostrar que há algumas restrições de uso para esta bebida, afinal, não é indicado beber de maneira indiscriminada. Por isso, alguns médicos e especialistas indicam a dosagem certa para evitar, a todo o custo, que os efeitos colaterais sejam um problema na sua rotina.

Sendo assim, uma mesma pessoa não deve consumir mais do que 3 gramas de gengibre por dia. Dessa maneira, essa quantidade suficiente pode ser dividida entre 3 ou quatro xícaras de chá ao longo de um mesmo dia. É importante tomar cuidado! O chá de gengibre em excesso pode causar irritação no estômago.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *