Chá de hortelã: todos os benefícios

Chá de hortelã

O chá de hortelã possui efeitos milenares. Além disso, a sua origem está presentes em chicletes, balas, bebidas e é muito utilizada como tempero. Por isso, quando pensamos em chá, ele está dentro das nossas opções, até porque o seu gosto é um dos mais agradáveis e suaves dentre as possibilidades de consumo.

Para se ter uma ideia, existem vários tipos da planta espalhados pelo mundo, são cerca de 25 deles. Dentro do Brasil, os que conhecemos com maior afinidade são o Mentha Pirepita e a Mentha Spicata, mas ainda é possível contar com a Hyotis Crenata. Uma diferença expressiva que aparece entre elas é a do formato das folhas, caules e coloração.

Benefícios do chá de hortelã

Chá de hortelã

Assim como a maior parte dos chás, não seria nada errado dizer que o de hortelã também tem grandes efeitos sobre o nosso organismo. Ele, além de ter um gosto bastante suportável, ainda pode ser um verdadeiro amigo para quem tem dificuldades na cicatrização ou problemas sérios de estômago.

Por isso, para que as pessoas possam ter um acesso simplificado a métodos eficientes de cura ou amenização, falamos a respeito desta bebida. Além disso, o seu custo é muito mais baixo do que o que qualquer outro remédio específico possa oferecer. Não é necessário utilizar o chá de hortelã como tratamento definitivo, mas como preventivo para o problema.

Abaixo, confira seus principais benefícios:

Má digestão

Se você trava uma batalha diária contra o seu intestino, justamente por ele não se apresentar tão eficiente quanto deveria, não entre em desespero. O chá de hortelã pode ser um verdadeiro gatilho de fuga para esse problema.

A folha de hortelã faz com que a produção e concentração de ácido clorídrico no estômago sejam reguladas e, dessa maneira, cicatrizem a sua mucosa gástrica, fazendo com que haja uma melhor qualidade de vida para a sua rotina. É ideal para o tratamento e prevenção.

Gases

Quem tem problemas com gases sabe o quão ruim é aquela sensação de barriga estufada. Além disso, também há outros fatores que incomodam grandemente nesta relação. Dificuldades para ir ao banheiro, pontadas na região do estômago e tantas outras ocasiões que acabam por atrapalhar diretamente em um bom convívio com nosso próprio corpo.

Com o chá de hortelã, você pode fazer com que os efeitos dos gases sejam reduzidos. Isso porque a planta medicinal oferece propriedades bastante específicas que fazer com que os movimentos peristálticos do intestino façam uma pausa, evitando o acúmulo de gases.

Chá de hortelã como expectorante

Dentro da folha de hortelã, podemos encontrar muitos componentes benéficos. Isso é muito bom, porque em um mesmo lugar, com tantas outras utilidades, podemos resolver vários problemas de uma única vez. Quem nunca sentiu determinado alívio ao sentir o aroma do chá ainda sendo preparado?

Pois bem, em sua composição, o chá de hortelã possui o mentol. Essa substância tem forte ação expectorante, permitindo que haja o alívio de tosse e congestão nasal. Quem deseja comprar o óleo de hortelã, ou até mesmo bebe o chá, tem, sim, o seu uso recomendado fortemente.

Saúde bucal

Ingrediente muito presente nos chicletes e balinhas, quem nunca ouviu falar que o hortelã era capaz de melhorar o nosso hálito? Pois é! Além de tudo o que ele é capaz de fazer por nosso organismo, na parte de dentro, ainda é responsável por tratar de um problema “externo”.

Por meio da sua ingestão, ocorre uma neutralização do mau hálito, principalmente por haver um combate direto contra bactérias causadoras de cáries. Sendo assim, é muito utilizado em cremes dentais, enxaguantes bucais e sprays que possam vir a refrescar o hálito e eliminar, por completo, o mau odor.

Dores

Quem é atleta ou, às vezes, precisa passar o dia fora, andando de um lado a outro, sabe que as dores musculares podem ser insuportáveis. Um dos nossos principais pensamentos ao senti-las é de que elas passem logo. O hortelã também pode ajudar bastante neste quesito, tanto internamente quanto externamente.

Segundo pesquisas, a ingestão do chá de hortelã pode oferecer um alívio para dores de cabeça, dores nas pernas, nos músculos e no estômago. Isso acontece por causa de seus efeitos relaxantes, contidos dentro das folhas das plantas. Você pode ingeri-lo em formato de chá ou passá-lo sobre a pele em forma de óleo.

Chá de hortelã para prevenção de câncer

Um dos maiores medos das pessoas, pelo menos em um processo de envelhecimento, é de acabar contraindo câncer. Essa doença ocorre, na maior parte das vezes, por um defeito celular, onde uma célula em específico não conseguiu impedir sua própria falha genética.

Sendo assim, ao ingerir o chá de hortelã, você possui uma vantagem, já que o mentol está associado à prevenção de inúmeras doenças, principalmente a de câncer de próstata. Então, sabendo disso, para os homens, a ingestão é mais do que recomendada, mas não substitui, de maneira alguma, as consultas com um especialista.

Quantidade recomendada da bebida

Chá de hortelã

Nem tudo em excesso faz bem. Por isso, é necessário que você tenha um conhecimento básico acerca do consumo do chá de hortelã. Assim como os outros, ele necessita de cuidados específicos na hora de beber e, por isso, este tópico será mais do que importante para te informar.

De acordo com especialistas da área da saúde, a quantidade recomendada do chá é de 50 gramas de folhas de hortelã diariamente. Para se ter uma ideia um pouco mais precisa, isso equivale a, mais ou menos, duas colheres de sopa da planta.

Contraindicações do chá de hortelã

Além de prestar bastante atenção na quantidade que é consumida diariamente, você também precisa saber quando não tomar a bebida. Assim como outros chás já mencionados neste site, algumas contraindicações podem vir a aparecer por causa da constituição da planta.

Sendo assim, o chá de hortelã não é recomendado para gestantes, lactantes, pacientes com obstrução em ductos biliares, pessoas que tenham anemia, crianças com menos de dois anos de idade e quem possui alguma espécie de hipersensibilidade ao seu óleo essencial, caso consumido neste formato.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *