Chá de limão: benefícios e modo de usar

Chá de limão:

O limão é uma fruta muito versátil e pode representar grandes mudanças, seja no cardápio ou em alguma aplicação rotineira. Além de estar presente nos aromas de produtos de limpeza, ele ainda pode ser consumido no chá de limão, trazendo inúmeros benefícios para o organismo de uma maneira que você não imaginava.

Além de poder ser facilmente acessado em feiras e supermercados, ele também pode ser consumido puro, em chá, na salda ou em limonada. Os seus benefícios são inúmeros, como a melhora na digestão, qualidade da pele, redução da ansiedade e aumento do humor. Ainda está curioso? Continue a leitura.

Chá de limão: valores nutricionais do fruto

Os vários tipos de limão que encontramos por aí podem se diferenciar tanto pela acidez quanto por seu sabor. Então, nutricionalmente falando, não são muitas as suas diferenças. Para entender um pouco mais, principalmente para quem está de dieta e não quer arriscar, deixo algumas informações relevantes.

O valor energético do limão é de 31,8 quilo calorias no geral. São 11,1 gramas de carboidratos, 0,9 gramas de proteínas, 1,2 gramas de fibra alimentar, 51 miligramas de cálcio, 38,2 miligramas de vitamina C e ainda apresenta boas quantidades de fósforo, manganês, magnésio, lipídios, potássio, zinco e sódio para ter uma nutrição completa.

Quais os benefícios trazidos pelo chá?

Chá de limão

Assim como falei anteriormente, o fruto é bastante versátil, podendo ser inserido em uma dieta de maneira simples, sem a necessidade de maiores cuidados com a quantidade ingerida. De toda a maneira, ainda se faz necessário prestar atenção no modo de aplicação de seus derivados e de fórmulas construídas a partir do ingrediente.

Então, vamos à lista de principais benefícios.

Retenção de líquidos

Essa característica não apresenta muitas vantagens para o corpo humano. Quando ocorre em excesso, é muito provável que efeitos colaterais sejam percebidos. Com o consumo do chá de limão, as vitaminas C e B5 são ativadas, ajudando a liberar a retenção de líquidos que geralmente ocorre em processos inflamatórios.

Cicatrização

É muito comum que algumas pessoas sofram com uma cicatrização lenta e isso acabe por interromper o fluxo do organismo. Então, para ajudar a melhorar a sua situação, a ingestão do chá de limão pode ser o mais recomendado para acelerar esse processo que ocorre dentro do corpo.

Chá de limão para pressão arterial

Para quem tem problemas com pressão alta ou baixa, fora dos padrões normatizados, essa bebida pode ser a escolha ideal. Por conter potássio, um mineral de extrema importância para a contração de vasos sanguíneos, é possível melhorar o seu fluxo e fazer com que ele seja regulado.

Aparência da pele

As vantagens do limão e de seus derivados não param exclusivamente na questão orgânica do corpo. Os benefícios também podem ser externos e muito eficazes para aumentar a sua autoestima. Com o consumo correto, sua pele pode ficar ainda melhor e mais bonita.

Por ter uma grande quantidade de antioxidantes em sua composição, o limão faz com que a produção de colágeno aumente e os radicais livres sejam combatidos em maior quantidade. Sendo assim, a ingestão diária é uma boa dica.

Melhora no humor com chá de limão

Eu sei que não é lá muito fácil manter o nosso humor nas mil maravilhas, principalmente quando somos submetidos a situações estressantes do cotidiano. Mas, se você precisa de uma mãozinha para ficar livre desse quadro, o chá de limão pode te ajudar.

Quando o seu intestino está em equilíbrio, característica proporcionado pelo fruto, você é capaz de produzir inúmeros neurotransmissores capazes de melhorar o seu humor. Sendo assim, é necessário que, para um bom funcionamento, o trato gástrico esteja sempre em harmonia, evitando qualquer colapso em suas características hormonais.

Redução da ansiedade

Só quem sofre com ansiedade vai entender o quanto seus sintomas podem ser agressivos. Por isso, para se livrar dessa condição, muitas pessoas acabam recorrendo a remédios de composição muito forte que, querendo ou não, podem acabar dando uma pane no seu organismo. Para evitar chegar a essa ponto, utilizar o chá de limão é suficiente.

Equilibrando o seu intestino, a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar mental, faz com que haja a diminuição da ansiedade. Por estar tranquilo com os acontecimentos a sua volta, torna-se bem mais simples encarar a vida com leveza e positividade.

Como preparar o chá de limão?

Agora que falei tanto a respeito dos benefícios trazidos por seu consumo, a segunda parte mais importante é sobre a sua preparação. Além de ser muito versátil, o chá de limão possui um gosto bastante agradável e tem uma receita muito simples de ser seguida, a qual cabe no seu bolso.

Para realizá-la, será necessário 1 litro de água, casca de 2 limões e o suco de 2 frutos. Para fazer o seu preparo, coloque a água em uma panela e esquente-a. Em seguida, adicione a casca dos limões e deixe ferver por 15 minutos. Após desligar o fogo, basta acrescentar o suco.

Diante de um fruto tão azedo quanto o limão, muito embora ele produza os próprios açúcares, o mais ideal é que você adoce da maneira que preferir. Isso não irá interferir, de maneira nenhuma, nos efeitos que são proporcionados por ele. Algumas dicas são a de utilizar mel, açúcar mascavo ou açúcar refinado.

Limão ajuda a emagrecer?

Chá de limão

Há muitas pessoas que falam a respeito, mas nem todas elas sabem se essa “lenda” é real ou não. De acordo com nutricionistas, o ácido cítrico presente no fruto tem uma função adstringente. Dessa maneira, ele pode ser responsável por dissolver toxinas e, até mesmo, a gordura acumulada em determinada região.

Então, a resposta para esta questão é um sim. Além de melhorar o seu metabolismo para que a gordura seja eliminada mais rapidamente, ele também diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Assim, o favorecimento do funcionamento do metabolismo como um todo é uma realidade.

De acordo com estudos feitos com camundongos, os animais demonstraram que a sua alimentação, com base nos componentes do fruto, resultou em uma melhora nos níveis de colesterol e triglicerídeos, fazendo com que houvesse uma diminuição na resistência à insula.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *