Chá de orégano: benefícios e como tomar

Chá de orégano

O chá de orégano é o principal responsável por dar aquela revigorada na sua saúde. Muito embora tenha sido utilizado na culinária por todos esses anos, com muita frequência, as suas funções são diversas e você vai acabar se surpreendendo com a quantidade de benefícios que ele pode trazer para o seu organismo.

Por ser uma erva aromática, quase ninguém o dispensa na salada ou na pizza. Mas, ainda assim, a planta tem muitas propriedades antioxidantes, além de antimicrobianas e anti-inflamatórias, as quais irão ajudar a prevenir e combater algumas doenças. Você sabia que ele também pode te ajudar a emagrecer? Vem conferir essa história.

Chá de orégano: informações nutricionais

Chá de orégano

Além de ser um excelente tempero, como você já bem sabe e foi citado diversas vezes na introdução deste artigo, o orégano possui uma carga de vitaminas, minerais, proteínas e tudo o que você pode imaginar e faz bem ao seu corpo. Pois é, uma plantinha de folhas tão pequenas pode fazer uma grande diferença na sua vida, hein?

Por ter inúmeras propriedades antioxidantes, ele faz bem para a pele e para a composição celular. Dessa maneira, você não precisa se preocupar com o aparecimento de rugas ou envelhecimento precoce. Além disso, a quantidade de Vitamina C presente na composição ainda auxilia a prevenir gripes e resfriados.

Benefícios do chá

Chá de orégano

Assim como boa parte dos remédios caseiros, o chá de orégano também possui os seus benefícios. Eles são bem vastos e completos, servindo para as diferentes ocasiões e necessidades que seu organismo apresenta.

Abaixo, acompanhe a lista de benefícios da bebida:

Redução de inflamação

Em sua composição natural, o orégano possui uma substância chamada carvacrol, a qual é responsável por atribuir um cheiro tão característico ao orégano. Sabe quando você está assando uma pizza e aquele aroma deliciosa se espalha pela casa? É exatamente por meio do carvacrol que isso acontece.

Além de ter um efeito tão agradável, ele ainda é responsável por exercer um forte efeito anti-inflamatório sobre o organismo, principalmente para quem possui algum tipo de doença crônica. Então, se você está precisando de uma ajudinha com o corpo, já sabe a quem recorrer.

Chá de orégano para prevenção de câncer

Exatamente por ser uma vasta fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios, o orégano pode ser capaz de prevenir alguns tipos de câncer. Atualmente, é uma das doenças que mais degenera e mata as suas vítimas e, por isso, todos os cuidados que puderem ser tomados são de grande ajuda para melhorar o quadro.

O carvacrol e o timol são as duas principais substâncias responsáveis por prevenir o câncer, principalmente pela promoção de uma renovação celular de maneira orgânica, bem como o combate de radicais livres. Então, o consumo do chá fará com que você esteja “blindado” contra determinadas condições.

Combate à bactérias e vírus

Assim como falamos um pouco mais acima, o orégano possui uma boa constituição de vitamina C. Esta substância é responsável pela prevenção de gripes e resfriados, fazendo com que o seu organismo reaja de maneira bastante positiva ao entrar em contato com essas doenças.

Além disso, qualquer infecção que possa vir a causar gripes, resfriados, infecções urinárias ou crises de garganta serão facilmente prevenidas pelo seu consumo. De acordo com pesquisas, o carvacrol e o timol fazem com que a atividade de microrganismos causadores de doenças seja radicalmente delimitada.

Promove a perda de peso

Para quem está pensando em começar uma dieta ou já está dentro de uma, o chá de orégano pode ser um verdadeiro complemento. De acordo com pesquisas realizadas recentemente, a sua composição permite que a síntese de gordura realizada pelo organismo seja otimizada, fazendo com que as partículas desnecessárias não sejam aproveitas por seu corpo.

É válido ressaltar, também, que apenas a bebida não fará com que você emagreça. Ela deverá contar como um suplemento para as suas atividades físicas, bem como uma dieta para que a perda de peso seja efetiva, principalmente se vier aliada com boas condições de saúde.

Chá de orégano para combater fungos nas unhas

Outro grande benefício que pode ser encontrado por meio do consumo da bebida está justamente relacionado a isso. Para quem tem problemas com as unhas, vendo-as fracas, quebradiças ou manchadas, é possível combater os sintomas diretamente, sem maiores preocupações. Basta utilizar o orégano como base.

Fortalecimento do sistema imunológico

Por ser rico em vitamina A e carotenos, o chá de orégano é um grande aliado do seu organismo. Quanto mais forte estiver o sistema imunológico, mais fortes serão as suas resistências contra determinados tipos de doenças, bem como as mais simples ou mais graves.

Ainda assim, é válido ressaltar que a necessidade de cuidar do próprio corpo vai um pouco além do que um mero consumo de chá. É preciso fazer uma boa dieta, se manter em exercícios físicos e, se possível, tentar não se expor a perigos biológicos, como locais muito quentes ou movimentados.

Relaxamento das vias respiatórias

Para quem tem constantes problemas com as vias nasais, a bebida é um grande alívio. Por ter uma roma muito característico, é possível fazer com que as suas vias respiratórias relaxem e se abram para que uma melhor respiração possa ser efetuada. Assim, você burla o cansaço e a dificuldade para respirar.

Além disso, também é possível utilizar o orégano como alvo da aromaterapia, fazendo com que haja um maior resultado, principalmente quando o assunto é saúde do seu sistema respiratório.

Como consumir o chá de orégano

Chá de orégano

O chá, obviamente, deve ser adquirido por meio de infusão. Mas, quando falamos a respeito da planta, é válido ressaltar que ela pode ser utilizada de outras formas igualmente benéficas para o seu organismo. Por isso, a utilização de folhas frescas ou desidratadas ainda se faz presente e muito importante.

Em forma de chá, você deve diluir 1 colher de sopa para 1 xícara de água fervente. Isso irá aliviar a tosse, a má digestão, a infecção urinária e a candidíase. Acrescentar orégano ao mel é bom para o combate a asma ou bronquite. Vaporizado, ele pode dar fluidez ao muco pulmonar e tratar a sinusite.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *