Chá de tomilho: benefícios e precauções

Chá de tomilho

O chá de tomilho é realizado a partir de uma parte das folhas da planta de mesmo nome. Essa é uma erva culinária que, por sua vez, acaba por servir para fins medicinais. Muito embora seja bem menos comum do que outras bebidas do gênero, como o chá de camomila ou o de erva-doce, ele também possui propriedades calmantes.

Para quem anda estressado com a própria rotina e está começando a sentir os efeitos colaterais refletidos em meio físico, o chá pode ser uma boa opção de remédio caseiro. Além de ter resultados um pouco mais rápidos, são menos agressivos para o organismo e ajudam a constituir uma rotina saudável para cada um.

Chá de tomilho: diferentes usos da erva

Chá de tomilho

As folhas, em si, são muito utilizadas para o preparo de legumes, saladas e massas. Também podem vir a integrar molhos com aroma mais acentuado, principalmente porque o seu sabor é extremamente agradável. Em uma infusão, a erva pode apresentar características sedativas e anti-bacterianas.

Quando utilizado em formato de óleo aromático, a sua composição acaba por se encaixar em sabonetes e dentifrícios, onde os produtos já passaram por processo de industrialização. O timol, componente presente nas folhas, é responsável por agir de maneira curativa em doenças do aparelho digestório, combatendo dor de garganta e acessos de bronquite.

Para quem também sofre de problemas como a depressão, e sabe o quanto seus sintomas afetam tanto o físico quanto o mental, é interessante fazer o uso do chá. Com as suas características relaxantes, a sensação de conforto e alento é muito maior do que os efeitos causados por alguns tipos de remédios.

Além de todas essas suas funções, o tomilho ainda pode ser utilizado como vermífugo, além de desintoxicador de seu organismo. Assim, as funções orgânicas relacionadas ao fígado e à vesícula serão completamente otimizadas em todas as funções que se propõem.

Benefícios da bebida

Assim como a maior parte dos chás, caso tenha uma boa utilização, o chá de tomilho pode ser ingerido visando seus benefícios. No entanto, exagerar nas quantidades indicadas pode implicar em efeitos colaterais gravíssimos. Fique atento às próximas recomendações passadas por meio deste artigo.

Imunidade

Assim como já foi dito anteriormente, o tomilho funciona como um antibacteriano, mas, também, como antifúngico e antimicrobiano. Sendo assim, ele poderá te ajudar a se livrar de doenças causadas por fungos, bactérias e micróbios de uma maneira geral. A bebida ainda conta com um suporte de Vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.

Chá de tomilho: prevenção

Já ouviu falar naquele ditado de que “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, isso está completamente correto. Quando você toma os devidos cuidados, as chances de se aborrecer com alguma doença inoportuna é muito menor. Então, a bebida pode fazer com que os efeitos sejam sentidos.

Além de ser uma ótima fonte de antioxidantes, a prevenção de inflamações pelo corpo está garantida. Com a utilização do chá com fins medicinais, você ainda evita o estresse oxidativo, o qual é causado pela ação de radicais livres. Essa doença também pode levar ao Alzheimer e câncer.

Saúde cerebral

O nosso cérebro é a máquina mais importante de todo o corpo e, por isso, precisa ser preservada o máximo possível. Dessa maneira, conseguiremos ter pensamentos mais claros, além de realizar atividades do cotidiano de maneira extremamente comum. Sendo assim, é importante mantê-lo em estado de saúde extremo.

Utilizando o tomilho como remédio caseiro, você terá acesso, em abundância, a um composto químico de denominação carvacrol. É por meio dele que você poderá sentir a ação calmante, fazendo com que o cérebro relaxe e, ainda por cima, tenha as suas funções cognitivas completamente protegidas de qualquer que seja o dano.

Bebê-lo antes de dormir é a maior das recomendações.

Envelhecimento

Muitas pessoas sentem medo de acabar envelhecendo antes da hora, até porque os sinais são manifestados na nossa pele. Por isso, é necessário utilizar alguns tipos de produto que tenham como foco a saúde da pele. O tomilho tem poderes antioxidantes, estimulando, assim, a produção de colágeno.

Além de prevenir o envelhecimento, ele ainda permite que a sua aparência seja ainda mais saudável. Sabe aquela pele lisinha de bebê? Com o seu uso moderado, é possível obtê-la pouco a pouco, retardando a degradação das células da pele.

Chá de tomilho: emagrecimento

Outro grande motivo pelo qual as pessoas tomam chá está diretamente ligado ao emagrecimento. O chá de tomilho, como boa bebida que é, ainda pode ajudar no processo de emagrecimento, independente de qual seja a sua dieta. Além de possibilitar uma maior saciedade durante as refeições, ainda reduz a ansiedade.

Um dos maiores problemas de quem quer perder peso é a falta de controle acerca da própria ansiedade. Por isso, fazendo o seu uso adequado, a compulsão alimentar e a assimilação de gordura pelo organismo são reduzidos drasticamente.

Saúde dos olhos

Para finalizar esta lista com uma das maiores vantagens da utilização da bebida, ainda podemos afirmar que o chá de tomilho é extremamente benéfico para a saúde dos olhos, principalmente por conter a vitamina A, um ativo composto por flavonoides, ajudando a reverter a degeneração macular, ou seja, da retina dos olhos.

Sendo assim, se você teme apresentar algum tipo de problema de visão, seja por causa de histórico familiar ou outras motivações, o mais adequado é que consulte um médico e, também, faça uso do chá de tomilho para prevenir possíveis alterações e desconfortos.

Recomendações do chá de tomilho

Chá de tomilho

Assim como todos os chás, é necessário ter cuidado com relação ao consumo e preparo. Por isso, trago, neste tópico, informações importantes para que você não faça um uso imprudente da erva. é interessante que a sua bebida não seja muito concentrada e, para 1 litro de chá, o correto a ser utilizado é 1 ramo ou 2.

O conselho mais importante a ser seguido é que o seu uso não seja continuado, ou seja, que não perdure por 7 dias. Sendo assim, você poderá evitar um efeito de toxicidade que pode fazer com que os malefícios estejam acima dos benefícios.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *