Cólicas menstruais: como se livrar delas

Cólicas menstruais

Todos os meses as mulheres menstruam. Além do sangue e do fato de ter que usar um absorvente, para completar o sofrimento, as cólicas ainda dão as caras. Muitas mulheres ficam irritadas no período exatamente por causa disso. Se você sofre com cólicas menstruais e não sabe a melhor maneira de se livrar delas, então vem comigo neste texto.

Muitas vezes, quando o fluxo é mais intenso ou quando o ciclo é desregulado, as cólicas só tendem a piorar. Para amenizar os sintomas, é necessário conhecer alguns métodos que realmente funcionam e não vão te deixar na mão. Vamos lá?

Cólicas menstruais: bolsa de água quente

Cólicas menstruais

É muito comum que você já tenha visto ou ouvido algum dos seus parentes falar a respeito de utilizar água quente na região. Mesmo que ainda pareça um pouco de loucura, o método é extremamente eficaz e pode ser um melhor amigo para quem está sofrendo com as dores do período menstrual.

Então, se você não aguenta mais sofrer por causa da dor na região do seu ventre, é hora de colocar um ponto final no incômodo. Utilizando uma bolsa de água quente sobre a região, você alivia as ondas de dor. Se for necessário, você pode fazer com que ela fique fixa em algum local amarrando-a com uma toalha na região da cintura.

Se você preferir, ainda há outro método que pode ser tão eficaz quanto. Uma toalha aquecida a seco, pode ser no microondas, também ajuda bastante na hora de aliviar as cólicas. Essa é uma boa maneira de se cuidar caso você não tenha à disposição alguma bolsa apropriada para colocar água quente.

Também é possível, ainda, encontrar no mercado aquelas bolsinhas secas, que são preenchidas por sementes. Além de serem mais leves, elas são portáteis e você leva para qualquer lugar que desejar. Caso a sua dor seja transmitida, também, para a lombar, é preciso utilizar uma fonte de calor nas costas e no ventre.

Pressão

Ainda que não pareça uma boa opção fazer pressão em uma área que está sendo dominada pela dor, ela é necessária, Segundo alguns estudos, a pressão na região do ventre, onde as ondas de cólicas são transmitidas, é necessário fazer um pequeno esforço para que sejam eliminadas ou temporariamente evitadas.

O ideal é que você faça uma breve massagem no ventre e na parte inferior das suas costas. Utilize a ponta dos dedos para isso e, em poucos minutos, você poderá fazer com que a dor suma. Isso se dá pelos pontos de tensão que existem nas regiões, reduzindo o estresse e relaxando melhor a musculatura para uma sensação de alívio.

Caso você possa ficar deitada, todo o processo ficará ainda mais fácil. Coloque um travesseiro ou almofada enrolado em seu corpo, fique de bruços e pronto. Se ainda houver a possibilidade, peça para que alguém faça uma leve massagem nas suas costas.

A posição mais confortável no momento das cólicas menstruais pode variar de acordo com cada pessoa. O ideal é que você se sinta bem e sem incômodos na hora de proceder. Por isso, escolha uma posição de yôga variada que irá te ajudar.

Descanse

Cólicas menstruais

Muito embora pareça ser um conselho bobo e que não leva a nada, o descanso é uma das melhores maneiras de você conseguir amenizar a dor. Na maior parte das vezes, as cólicas estão associadas ao estresse e à tensão. Por isso, quanto mais nervosos estamos, maiores são as chances de ter dor.

Em uma rotina tão corrida, é claro que descansar acaba ficando em segundo plano. No entanto, quando o assunto são as dores do período menstrual, é necessário que você se cuide da maneira correta. Além de serem incômodas, elas também podem atrapalhar, e muito, a sua rotina.

Por isso, dedique um tempo para si mesmo nesses dias em que nada está 100%. Faça um momento de reflexão, passe mais tempo deitada, vá dormir um pouco mais cedo para aproveitar melhor a cama ou simplesmente fique sentada em uma posição confortável. Assim, pouco a pouco, será possível perceber a melhora.

No início da menstruação, quando os seus hormônios estão em queda, a gente sente aquela fadiga e, por isso, prefere ficar um pouco sozinha. Aproveite este momento para se isolar um pouco e tirar um momento para si mesma, preocupando-se com os sintomas.

Cólicas menstruais: chás

Ninguém tem dúvidas de que os chás são os melhores amigos quando a coisa começa a ficar feia. Então, se você está com dores do período menstrual, sabe que pode recorrer ao seu verdadeiro amigo de água bem quentinha e aroma suave.

Alguns chás com propriedades relaxantes já são o suficiente para dar um chute na bunda das cólicas menstruais. Então, quando for ao mercado, não deixe de dar uma olhadinha naquela caixinha de chá de camomila. Se preferir, também é possível utilizar a folha do maracujá para conseguir dar aquela amenizada.

As bebidas quentes também podem te dar muito conforto, mesmo que as cólicas não estejam tão intensas assim. Da mesma maneira que você viu anteriormente, temperaturas um pouco mais elevadas podem ser a sua principal arma para combater as dores e o desconforto desta época do mês.

Exercícios físicos

Cólicas menstruais

Você não leu errado! É, sim, possível se livrar das cólicas apenas fazendo exercícios físicos. Claro que não recomendo que você aposte uma maratona enquanto está menstruada, mas, aos pouquinhos, você consegue se livrar do desconforto com alguns pequenos movimentos. Então, além de se manter saudável, você se livra do que te incomoda.

Os exercícios físicos possibilitam a liberação de um hormônio chamado endorfina, principal responsável pela satisfação e relaxamento. Dessa maneira, acabam funcionando como analgésicos naturais e, consequentemente, te deixam bem longe das cólicas. Fazer exercícios, querendo ou não, também resulta em um maior equilíbrio hormonal.

O fortalecimento dos músculos também está envolvido no processo e, por isso, deve ser levado a sério. Durante o período menstrual, você não vai apenas se livrar das dores, como também fazer com que todo o seu corpo fique em harmonia. Por isso, não deixe de praticar exercícios físicos leves.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *