Como aliviar a dor nas costas: dicas

Como aliviar a dor nas costas

Cá entre nós: uma das coisas mais incômodas que podemos sentir é aquela velha e familiar dor nas costas quando mais precisamos nos concentrar. Muitas vezes, ela pode ser um alerta para problemas maiores e futuros e, por isso, quanto mais você conseguir combater, melhor. Neste pequeno guia de como aliviar a dor nas costas, você vai aprender como se livrar do problema.

São diversas maneiras que podem amenizar o seu quadro e garantir alguns minutinhos de paz. Para quem precisa trabalhar sentado ou de pé o dia todo, é bem provável que isso seja muito prático e bastante aplicável.

Como aliviar a dor nas costas: médico

Como aliviar a dor nas costas

A primeira das dicas, sem dúvida alguma, é consultar um médico. Nunca sabemos qual é a real raiz do problema e, sempre que possível, o ideal é ouvir a opinião de um profissional. Fazendo uma consulta rápida, você poderá saber onde exatamente está a sua complicação e, dessa maneira, tratar de maneira bem mais simples a sua dor nas costas.

A dor de coluna pode ser uma situação pouco recorrente e que só reflete um péssimo hábito de postura, mas também pode representar alguma situação grave que você não consegue identificar de primeira. Por isso, quando você vai até um médico, ele consegue ser bem mais preciso e, se necessário, receitar algum medicamento.

Em alguns casos, aquela dor que você acha que pode ser uma bobagem pode estar relacionada com outros órgãos, como pulmões, rins ou intestinos. Sendo assim, é mais do que coerente buscar a ajudar de um profissional. O clínico geral ou ortopedista podem falar para você o que, de fato, está acontecendo com o seu corpo.

Existem alguns tipos de dores como a cervical (entre a cabeça e o tronco), a dorsal (no meio das costas) ou a lombar, que se posicionar acima do quadril. Em casos agudos, os sintomas podem ser identificados com maior facilidade, fazendo com que o tratamento seja bem mais rápido do que a maioria.

Postura

É bem provável que você esteja lendo isto, neste exato momento, jogado no sofá, sentado de maneira inadequada ou deitado com o corpo um tanto de lado. Isso, mesmo que seja um gesto bastante habitual, pode estar fazendo com que a sua coluna peça socorro.

Muito embora não tenhamos tanta atenção com a nossa postura, ela é a principal responsável por nossas dores nas costas. Caso não a arrumemos a tempo, podemos adquirir escoliose, cifose ou lordose. Ninguém aqui quer que aquele incômodo vire uma doença pra valer, não é mesmo?

O ideal é que, quando você estiver em uma cadeira, no sofá ou, até mesmo, no banco do carro, sente-se com seus pés apoiados contra o chão. Assim, as suas costas poderão ficar totalmente apoiadas no encosto. Lembre-se que esse item dos assentos é feito exatamente para que você possa ficar ainda mais confortável.

Quando estiver carregando alguma bolsa ou mochila muito pesada sobre o ombro, lembre-se de alternar o lado de tempos em tempos. Assim, você evita que algum dos lados do seu corpo fique sobrecarregado. A dor nas costas pode ser evitada por meio de pequenas mudanças, quase imperceptíveis.

Hora do sono

Como aliviar a dor nas costas

Quando nós dormimos, também é importante dar uma olhadinha em qual posição andamos escolhendo. Sabe aquela péssima sensação de acordar e sentir que passou a noite inteira fazendo exercícios pesados? Isso é péssimo e faz com que o nosso dia já comece com o pé esquerdo. Por isso, fique de olho nas dicas.

Se você prefere dormir de barriga para cima, é ideal que use um travesseiro sob a região da cabeça, recostado à nuca. Dessa maneira, você poderá fazer com que a postura se mantenha no alinhamento correto, sem a necessidade de pressioná-la por longos instantes enquanto restabelece as suas forças na madrugada.

Para quem gosta mais de dormir de lado, o ideal é que um travesseiro seja colocado abaixo da cabeça, perto da nuca, e um entre as suas pernas dobradas. Desse modo, você promove um equilíbrio para o corpo todo, evitando que espasmos não atinjam a sua postura durante o sono.

Se você é daqueles que dorme de bruços, então saiba que o travesseiro abaixo da barriga é o mais adequado. Nunca o coloque sob a cabeça, visto que pode forçar a região mais sensível do pescoço, promovendo uma pressão incômoda e que pode ocasionar torcicolo.

Como aliviar a dor nas costas: alongamento

Muito embora as pessoas não costumem levar tão a sério o hábito de se alongar, é por meio dele que você previne as mais diferentes dores no corpo. Seja uma dorzinha na coxa ou na panturrilha, ela pode ser completamente eliminada apenas com a recorrência da extensão muscular.

Quando você promove uma alteração da postura, é possível causar uma espécie de contração na musculatura. Dessa maneira, o alongamento acaba por se tornar um recurso barato e prático para prevenir as dores de coluna, sejam elas na ciática, cervical ou lombar.

Atividades físicas

Como aliviar a dor nas costas

Da mesma maneira que os alongamentos podem ser os seus melhores amigos para saber como aliviar a dor nas costas, é ideal, também, que você faça os exercícios físicos da maneira correta. É por meio deles, de duas a três vezes por semana, que você consegue aumentar a elasticidade e a força de músculos e articulações.

O pilates, a natação e a musculação são boas opções para quem deseja dar uma corrigida na postura. Caso tenha dúvidas de qual seja a mais adequada, entre em contato com um especialista, seguindo o primeiro passo, para procurar a melhor maneira de acabar com o problema.

Compressas

As compressas são verdadeiras salvações para quem sofre com alguns tipos de dores. As mulheres são muito gratas a elas por fornecerem um verdadeiro alívio em relação às cólicas. Mas você sabia que elas também são muito úteis quando o assunto é dor de coluna?

Segundo especialistas da área, mais especificamente os ortopedistas, se você fizer aplicações de 20 minutos, com um intervalo de 2 horas, é possível aliviar, e muito, qualquer que seja a dor na sua coluna.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *