Como desentupir o nariz: dicas caseiras

como desentupir o nariz

Uma das piores sensações é quando estamos com o nosso nariz congestionado. Em alguns casos, até perdemos a capacidade de sentir o sabor dos alimentos. Por isso, é sempre interessante saber qual é a maneira correta de como desentupir o nariz. Quando for necessário, você poderá aplicar as técnicas para não passar por nenhum tipo de perrengue.

O problema pode ser causado por gripes, resfriados, sinusite ou, até mesmo, alguma alergia relacionada ao sistema respiratório. Ele pode desaparecer sozinho em até uma semana, mas ninguém gosta de ficar esperando, ainda mais quando se mostra um verdadeiro, incômodo. Então, abaixo, confira alguns meios de afastar o congestionamento nasal.

Como desentupir o nariz: solução nasal morna

como desentupir o nariz

O lavador nasal é um equipamento que pode te ajudar, de maneira mecânica, a conseguir se livrar do muco acumulado nas vias nasais. Ele remove sucos e secreções da região dos seios nasais, fazendo com que o seu nariz seja desentupido em pouquíssimos minutos. Além disso, pode ser encontrado em farmácias ou lojas, o que facilita o seu acesso.

Um dos principais fatores pelos quais o produto pode funcionar para você é que, em sua solução, você consegue encontrar o sal. Em contato com a região do nariz, ele é capaz de eliminar as secreções existentes. Além disso, a água morna é uma ótima aliada para quem deseja saber como desentupir o nariz da maneira mais eficiente possível.

Muito embora seja extremamente eficiente, ele ainda pode causar um certo desconforto na hora da utilização. Não deve ser utilizado por crianças e, após o uso, deve ser lavado de maneira adequada para evitar que resquícios de secreção se acumulem e causem problemas.

O dispositivo precisa ser colocado em uma das narinas, de uma maneira que seja capaz de inserir água com sal, deixando o líquido acumulado sair pelo outro lado. As mucosidades serão todas eliminadas em questões de minutos, proporcionando alívio.

Eucalipto

Como você já deve ter percebido por meio deste site, o eucalipto é um produto que pode ser facilmente encontrado, com um bom preço de mercado e que ajuda a resolver os mais diversos tipos de problemas. Então, se você o tiver à disposição, pode ter certeza que ele será um bom aliado contra a congestão nasal.

Uma das melhores técnicas para aprender a como desentupir o nariz é fazendo uma inalação de vapor, já que o calor dilata as vias aéreas e os seios nasais, permitindo que o acúmulo de secreções seja eliminado. Então, procure uma pequena bacia e faça sua escolha.

Além de não provocar nenhum tipo de desconforto, pode ser utilizado por crianças sob a supervisão de adultos, para que não se queimem. O vapor será capaz de umidificar as secreções, fazendo com que o seu nariz fique descongestionado em poucos minutos. Uma solução simples e extremamente natural.

Se você estiver planejando fazer a inalação, o ideal é que coloque 3 gotas de óleo essencial do eucalipto dentro de uma tigela com meio litro de água fervente. Inale o vapor por cerca de 5 minutos, deslizando uma toalha por sobre a cabeça, “aprisionando” o vapor de eucalipto para melhorar os resultados.

Umidificar o ambiente

como desentupir o nariz

Assim como a lógica seguida anteriormente, a umidificação do ar pode ajudar bastante no processo de descongestionamento. Com os vapores presentes no ambiente, você consegue fazer com que os seios nasais se dilatem e expulsem tudo aquilo que não for de sua origem. Assim, a sensação de conforto se torna muito maior.

Além disso, proporcionar uma maior hidratação das vias áreas e nasais é extremamente importante para fazer com que elas não fiquem irritadas e, consequentemente, venham a entupir novamente. O desconforto e as secreções podem ser eliminadas de uma única vez.

Se você está pensando em adotar o procedimento na sua própria casa, então lembre que é importante ter um umidificador em casa, daqueles que vemos em loja. Os preços variam bastante e podem estar dentro do seu orçamento. Por isso, fique de olho em promoções, porque ele fará milagres na sua saúde.

Além disso, se você preferir um método mais caseiro, pode colocar uma toalha molhada ou um balde de água quente dentro de um cômodo em específico. Ligar o chuveiro em uma temperatura mais elevada e respirar o seu vapor também pode ser uma ótima opção.

Como desentupir o nariz: beber água

Os benefícios da hidratação são indiscutíveis. Eles podem proporcionar uma maior qualidade de vida, fazer com que os seus rins funcionem da maneira correta e, além de tudo, desentupir o seu nariz. A água é muito importante para a manutenção da vida e, consequentemente, para fazer com que o seu nariz volte a funcionar 100%.

As secreções poderão ficar mais fluídas e fáceis de se eliminar quando a hidratação está em dia. A técnica não é tão complexa e apenas consiste em beber a sua água todos os dias, normalmente. Não há maiores preocupações ou custos adicionais.

Como outra alternativa para a ingestão de água, você pode optar por comer gelatina, tomar sopas ou ingerir sucos naturais de sua preferência. Se quiser, também, é possível substituir a água por chás, principalmente os que possuem uma maior propriedade de descongestionante.

Vitamina C

como desentupir o nariz

A vitamina C é uma das principais aliadas no combate à gripe e aos resfriados. Por isso, quando o assunto é congestão nasal, ela é uma das peças fundamentais para fazer com que o nosso corpo funcione da maneira certa. Além de ser fácil de encontrar em diversos alimentos, ainda pode ser um método delicioso de se usar.

Muito conhecida por estimular o sistema imune para deixá-lo ainda mais forte, você se protege de doenças e ainda consegue se livrar do acúmulo de resíduos nas narinas, dilatando os seios nasais. Por isso, não deixe de fazer aquele delicioso suco de laranja para melhorar a sua semana.

Alguns dos alimentos que podem ser ingeridos, ou os seus derivados, são o abacaxi, a laranja, o limão e a tangerina. Todos eles vão ser ótimas opções em seus mais diversos formatos, como sucos, chás e in natura, funcionando como remédios caseiros.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *