Como eliminar gases: um guia para o conforto

Como eliminar gases

Talvez uma das coisas mais incômodas pelas quais precisamos passar são os gases. Eles trazem dor, não deixam que nos concentremos em tarefas importantes e, ainda por cima, podem ser causadores de grandes problemas no futuro. Pensando em acabar com eles de uma vez por todas, ofereço uma lista de “como eliminar gases”.

São muitas as maneiras de eliminar os gases intestinais que estão presos, mas algumas podem se mostrar mais simples e práticas. Uma das melhores formas, e mais conhecidas por quem é adepto do remédio caseiro, são os chás mais específicos para tal. Esperando alguns minutinhos, os efeitos já começam a surgir.

Como eliminar gases: o que eles são?

Como eliminar gases

Os gases intestinais são aqueles que têm como principal objetivo nos causar um grande desconforto e, por isso, provocam uma distensão no músculo do intestino. Além disso, também é possível que eles venham a nos trazer inúmeros constrangimentos sociais, principalmente quando são liberados em público, em alto e bom tom.

Todo o ar que é engolido ou os gases que se formam em nosso próprio aparelho digestivo podem acabar sendo expelidos por via oral ou anal. A maioria dos casos ocorre no intestino por meio de uma ingestão em excesso de carboidratos e, por isso, quando não são quebrados, acabam por se transformar em uma bela de uma dor de cabeça.

Sabendo que o nosso intestino não é capaz de produzir as enzimas necessárias para que eles sejam digeridos, os carboidratos que não foram quebrados acabam por ser fermentados por bactérias que, normalmente, estão presentes em nossas paredes intestinais. É assim que se dá todo o processo de gases.

Outro grande fator de sua formação é a genética ou a não adoção de uma dieta saudável. Assim, algumas pessoas que consomem uma grande quantidade de fibra ou de carboidratos podem produzir mais gases do que outras. Em um estudo, é mostrado que um adulto, em média, expele, diariamente, 20 vezes os gases.

Nada de automedicação

Como eliminar gases

Um dos maiores problemas do brasileiro está exatamente na automedicação. Sabe quando aquele remédio de família é passado de geração em geração e você toma de maneira indiscriminada? Talvez esse seja o seu primeiro passo rumo à dependência de medicamentos ou, até mesmo, de um grave problema de saúde.

Mesmo que gases possam parecer meros estorvos em nossas vidas, tomar qualquer tipo de medicação sem a presença ou receita de um médico é extremamente nocivo para a saúde do seu organismo. Então, sempre que puder, consulte um especialista.

Como eliminar gases: receitas caseiras

Assim como tantas outras coisas, os gases também podem ser eliminados por meio de alguns métodos naturais. Afinal, ninguém quer ficar sofrendo com aquela dor completamente incômoda no “pé da barriga” enquanto tem tantas outras coisas importantes a serem resolvidas, não é mesmo? Por isso, fique atento ao que será falado.

Da mesma maneira que falamos anteriormente, os chás são, geralmente, os melhores amigos de quem tem problemas com gases. É por meio deles que há um relaxamento do intestino e, consequentemente, a liberação de gases. Mas, aqui, vou mostrar que também existem outros métodos recheados de eficácia.

Pressionar o abdômen

Uma das melhores maneiras de eliminar os gases é fazendo uma pressão no abdômen. Neste processo, você consegue remodelar o seu corpo a um ponto onde ele possa se sentir confortável o bastante para expelir aquilo que está te incomodando. Essa técnica também pode ser utilizada em bebês e crianças.

Para que você consiga se livrar de maneira rápida com os gases intestinais, a melhor maneira é se deitando de barriga para cima, abraçando os joelhos e exercendo uma breve pressão na região do estômago. Fique nesta mesma posição por alguns minutos e sinta a diferença acontecendo.

Fazer massagem

Como eliminar gases

A massagem abdominal também é um método bastante eficaz para estimular a produtividade do seu estômago e, também, a liberação dos gases contidos ali. Por meio dela, a aceleração do metabolismo ocorre e, principalmente, não é necessário tomar qualquer tipo de medicamento para que faça efeito.

O mais correto dentro de uma massagem abdominal é que os movimentos sejam leves e circulares por sobre a região. Inicie de cima e vá descendo pouco a pouco, como se estivesse tentando empurrar os gases para baixo. Repita o processo por algumas vezes até sentir uma breve melhora no seu quadro.

Como eliminar gases: chá

Essa é uma dica que já está ficando velha, afinal, é a terceira vez que a mencionamos neste post. De toda a maneira, os chás ainda são uma maneira quase inofensiva de lidar com os problemas de gases. Por isso, busque o mais indicado para a sua situação.

Um grande exemplo de chá é o chá de erva-cidreira com funcho durante o dia, fazendo com que a sua propriedade antiespasmódica diminua os gases e, além disso, reduza aquela dorzinha chata causada por eles, como pequenas pontadas na região do abdômen. Gengibre e carqueja também se mostram muito eficazes.

Suco laxante

Calma lá, não estamos falando de nenhum tipo de remédio com propriedades laxantes neste post! O que queremos dizer é que, por meio de alguns sucos específicos, você pode fazer com que haja uma maior vontade de defecar e, consequentemente, se livrar dos gases.

Uma das melhores receitas envolve o suco de mamão mesclado a um iogurte natural, ameixa e aveia. Pela manhã, essa é uma ótima opção, já que também ajuda a combater o intestino preso. Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida, sem a necessidade de adoçar.

Pepino

Você sabia que um elemento que está tão presente em saladas e outros tipos de alimento é extremamente eficaz para a eliminação dos gases? Pois é. O pepino em um forte poder de combate tanto à dor quanto ao problema em si.

Podendo ser acrescentado na sua salada ou no seu suco, ele irá ajudar a reduzir o inchaço causado pelos gases, bem como fazer com que haja uma breve dilatação das vias intestinais, eliminando qualquer que seja o problema. É um ótimo remédio caseiro para gases.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *