Como ter uma rotina saudável: dicas

Como ter uma rotina saudável

Hábitos saudáveis são um verdadeiro desafio, principalmente em uma época tão imediatista quanto a que vivemos na atualidade. Por isso, é muito comum que acabemos ganhando peso na hora errada, além de ter problemas relacionados à saúde com muito mais frequência daquilo que é esperado. Sendo assim, você sabe como ter uma rotina saudável?

Com pequenas modificações no seu dia a dia, principalmente no período da manhã, é possível apresentar melhoras gradativas. De pouco em pouco, constrói-se uma relação de bem-estar consigo mesmo, permitindo que haja uma melhoria na qualidade de vida e, consequentemente na sua rotina de maneira mais geral.

Como ter uma rotina saudável: Acordar cedo

Como ter uma rotina saudável

Pode até não ser agradável acordar cedo, pelo menos não por agora, mas adotar esse hábito pode fazer total diferença na sua vida. Em um mundo moderno, onde todos acham que levantar cedo tem relação com as 5 horas da manhã, é preciso pensar melhor a respeito desse tipo de concepção, já que ela está bastante equivocada.

Caso você ainda não esteja, de fato, acostumado com uma rotina como essa, que tal começar aos pouquinhos? Tente começar acordando às 8 da manhã e, pouco a pouco, quando o seu organismo se acostumar com o horário, vá diminuindo essa distância e percebendo qual dos horários fica mais cômodo para o seu despertar.

Beber água

A hidratação é um dos fatores mais importantes, mas, ao mesmo tempo, é ignorado por muitas pessoas. Beber água não significa apenas matar a sua sede, mas irrigar todos os órgãos do seu corpo, melhorar a circulação sanguínea e, ainda por cima, melhorar a qualidade da sua pele.

Por isso, o ideal é que, após adotar o hábito de acordar um pouco mais cedo, você beba cerca de 500 ml de água durante o período da manhã. Isso porque, durante o seu sono, seu corpo ficou cerca de 5 ou 8 horas sem nenhum tipo de hidratação.

Arrumar a cama

Sabe quando a sua mãe puxava a sua orelha para que arrumasse a cama? Ela estava certa desde os primeiros momentos, afinal, a organização faz com que o seu dia comece de uma maneira diferente e um pouco mais disposta do que em outros momentos. Sendo assim, você começará o seu dia com o pé direito.

Esse hábito está mais relacionado com a satisfação pessoal do que com qualquer outra coisa. Quando você se vê capaz de realizar uma ação prazerosa para si mesmo, já começará o dia acreditando ser capaz de abraçar o mundo.

Como ter uma rotina saudável: Alongar o corpo

Como ter uma rotina saudável

Os alongamentos não servem apenas para os atletas que vão a uma competição ou após algum exercício físico realizado ao longo do dia. A proporção de bem-estar que eles acompanham é extremamente necessária para todo o nosso organismo funcionar da maneira correta.

Além de melhorar a sua flexibilidade, ainda é possível fazer com que o seu desempenho em atividades físicas seja muito mais amplo. A capacidade de reduzir lesões também pode ser contada como uma vantagem. Os alongamentos devem ser feitos por 2 minutos, mas, ainda assim, terão grande impacto positivo.

Tomar banho quente

Para se ter uma ideia, às vezes só precisamos de um banho quente para melhorar toda a nossa perspectiva de dia. Sendo assim, acabamos por entrar debaixo do chuveiro e não queremos sair nunca mais, afinal, a sensação de relaxamento fica extremamente presente durante o ato.

Além de provocar todo esse conforto, o banho com temperatura mais elevado será o suficiente para trazer maior bem-estar físico e mental, além de ampliar os resultados do sistema digestivo e imunológico, fazendo com que você perca peso mais rápido. Após fazer um exercício físico, que tal um bom banho quente?

Montar uma dieta

Como ter uma rotina saudável

Esta pode até ser uma opção clichê para conseguir montar uma rotina saudável, mas a verdade é que nossa alimentação interfere em diversos pontos da nossa vida. Além de ser importante para o funcionamento do nosso organismo, ela é mais do que necessária para o fornecimento de energia e a contenção de determinadas doenças.

O grande problema da atualidade é o imediatismo. Todos só desejam focar em propostas a curto prazo e acabam por se perder nas próprias ideologias. Então, além de adotar uma dieta, siga firme com ela pelo tempo que for necessário.

Como ter uma rotina saudável: escrever pela manhã

Quando falamos de saúde, muitas pessoas acabam apenas por associar o fator ao bem-estar físico, mas acabam esquecendo por completo do mental. Por isso, não adianta nada ir à academia se você está se sentindo exausto emocionalmente, sem ânimo para realizar determinadas atividades.

Para que isso não acabe se tornando uma bola de neve, que tal pegar um caderninho, bloco de anotações ou pedaços de papel para escrever os seus pensamentos logo pela manhã? Além de ajudar a desopilar, você pode ter a si mesmo como companhia e, ainda, tirar um peso da suas costas.

Isolar fatores estressantes

O estresse é um dos principais inimigos da rotina saudável. Por isso, quanto mais tempo pudermos dedicar a não nos estressar com banalidades, melhor. Alguns fatores modernos já estão ligados com essa dor de cabeça e angústia constantes e, por isso, precisam ser completamente isolados da nossa rotina.

Uma das melhores maneiras de fazer com que isso seja contornado, até certo ponto, é buscando a meditação e os mantras. Além de trazer um relaxamento proporcional ao nosso corpo, ainda conseguimos chegar a um ponto de variação superior ao da nossa rotina.

Ler livros

Atualmente, a leitura tem sido deixada de lado por muitas pessoas e isso pode acabar gerando alguns graves problemas. No entanto, como já foi falado em tópicos anteriores, a saúde mental vem sendo deixada no escanteio por muita gente, o que pode acabar sendo um péssimo sinal para o seu corpo como um todo.

Dessa maneira, o ideal é que você leia livros, sejam eles digitais, de autoajuda, físicos, em quadrinhos… Ler é um exercício constante para o nosso cérebro e pode até prevenir o surgimento de algumas doenças mentais.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *