Esfoliante caseiro: receitas para todas as peles

Esfoliante caseiro

Cuidar da nossa pele é um dos principais meios de evitar o envelhecimento precoce. É por isso que podemos recorrer à métodos simples, como o esfoliante caseiro, para fazer essa limpeza. Utilizando os produtos certos e de maneira adequada, podemos gerar uma limpeza mais profunda nos poros, retirando todas as impurezas ali presentes.

Pensando em transmitir um pouco mais de saúde para o seu corpo e aumentar a sua autoestima, deixarei algumas receitas de esfoliantes para fazer em casa. Além de serem mais baratos para o seu bolso, também representam uma verdadeira mudança na sua aparência, que irá melhorar apenas com produtos da sua casa.

Esfoliante caseiro: por que usar?

Com o passar dos anos, a nossa pele vai perdendo a firmeza, assim como a textura macia. Para que isso não ocorra, precisamos encontrar meios de combater o envelhecimento. Além disso, as marcas de expressão, como rugas e outras, podem ser bastante incômodas. Se há um meio de impedir tudo isso, por que não investir?

O esfoliante caseiro é uma alternativa extremamente prática, porque, com apenas alguns produtos do seu armário, é possível trazer um tratamento de salão para a sua pele. Isso se torna ainda mais vantajoso porque os creme com ação esfoliante ficam cada vez mais caros no mercado.

Se você quer saber o porquê de utilizá-los, um dos grandes motivos já está em seu próprio nome. Por ser caseiro, ele não oferece riscos ao rosto, muito menos ao resto da pele de seu corpo. Os esfoliantes artificiais acabam por trazer algumas condições inadequadas para a epiderme, contaminando-a.

Ao comprar um desses produtos, a chance de desenvolver algum tipo de alergia aos químicos da fabricação é ainda maior. Ao fazer na sua própria casa, você tem a certeza dos ingredientes utilizados, permitindo que haja um maior controle sobre a saúde da sua pele.

5 esfoliantes caseiros para todos os tipos de pele

Os cuidados que devemos ter com a nossa pele não se resumem apenas a limpar, tonificar e hidratar. A esfoliação é um dos processos mais indicados para quem deseja ter uma pele bonita e saudável, tanto por dentro quanto por fora. Dessa maneira, a etapa precisa ser inserida na rotina de beleza.

Diante dos benefícios apresentados acerca do esfoliante caseiro, você pode ter, em sua casa, todos os cuidados que seriam proporcionados por um creme caro. Assim, é possível economizar dinheiro e, ainda por cima, ter um tratamento ainda mais completo e seguro, longe de alergias.

Vamos à lista?

Esfoliante de mel com açúcar

Esfoliante caseiro

Este tipo de esfoliante é mais recomendado para pessoas que possuem uma pele oleosa. Os dois únicos ingredientes para essa receita se resumem a mel e açúcar. Enquanto o açúcar irá remover as células que já estão mortas, o mel atuará para remover os resíduos que ficaram nas camadas mais internas.

Para fazer o seu esfoliante, basta colocar uma colher de sopa de mel junto com uma colher de sopa de açúcar em um recipiente. Aplicar no rosto, da maneira que está, em movimentos suaves e circulares, fazendo isso por cerca de 3 minutos. Depois do processo, basta lavar o rosto com água.

Esfoliante caseiro de aveia

Esfoliante caseiro

Esta receita é mais recomendada para quem possui a pele seca. A aveia irá estimular a produção de colágeno da sua pele, bem como trazer firmeza e elasticidade naturais. Outro motivo para utilizar o ingrediente é a sua capacidade de promover hidratação e maciez.

Para fazer o seu esfoliante caseiro, basta misturar uma colher de sopa de aveia em flocos finos, juntamente com uma colher de sopa de mel. Aplicar no rosto e no corpo, nos locais desejados, com movimentos circulares. Após o procedimento, tome um banho relaxante e remova o esfoliante.

Esfoliante caseiro de mamão

Se você estava procurando um esfoliante que pudesse ser utilizado por todos os tipos de pele, aqui está. O mamão é uma fruta comumente encontrada em ferias e supermercados, então não será difícil preparar essa receita. As suas características nutrem a pele e não fecham os poros.

Para que você possa fazer o seu esfoliante, será necessário metade de um mamão e uma colher de sopa de açúcar. Basta amassar o mamão, misturar com açúcar e passar sobre a pele em movimentos circulares. Para que você possa retirar a mistura do seu rosto, lave com água corrente.

Receita anti-idade

Esfoliante caseiro

Está preocupado com as marcas de idade que já começaram a aparecer? Então nós temos uma solução. Esse esfoliante caseiro é tiro e queda para quem quer sumir com as rugas. Para isso, você utilizará um dos ingredientes mais comuns na casa: o café.

Para conseguir fazer esta receita, misture meia xícara de açúcar, meia xícara de café moído, uma xícara de óleo de coco e faça a aplicação diretamente na pele. Lembre-se de não pressionar muito o produto sobre o local para evitar algum tipo de ferimento.

Esfoliante caseiro para o corpo

Para quem procura uma receita um pouco mais completa, que atinja, também, o corpo, tenho uma receita. Com ela, você irá prevenir o manchas, ressecamento e, ainda por cima, conseguirá ativar a circulação. Esse tipo de esfoliante é ideal para proporcionar bem-estar e uma maior qualidade de vida.

A receita é bem simples e consiste em 5 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres de sopa de óleo de amêndoas e prontinho! Quando quiser fazer o seu uso, basta aplicar em todo o copo, mas é válido ressaltar que sua pele precisa estar úmida.

Como fazer esfoliação corretamente?

Essa é uma pergunta bastante importante e que pode influenciar em todo o processo de recuperação da pele. Como é um tratamento que pode ser realizado em casa, você pode realizá-lo a cada 15 dias, nas regiões que estão mais sensíveis em seu corpo. É recomendado fazer 1 vez por semana em zonas mais grossas, como cotovelos e joelhos.

Antes que você faça qualquer tipo de aplicação, é importante lavar a pele com sabonete. Em seguida, o indicado é passar o esfoliante na pele úmida, em movimentos circulares e bastante suaves, evitando que fissuras sejam abertas na pele.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *