Hábitos que prejudicam a saúde: confira

Hábitos que prejudicam a saúde

São os pequenos hábitos diários que prejudicam a nossa saúde e nós sequer percebemos. Desde sentar com uma postura inadequada no ônibus até levar o celular para a cama. Tudo acaba por representar um grave perigo para o organismo. Os hábitos que prejudicam a saúde estão mascarados por vícios diários e precisam ser combatidos o mais rápido possível.

Muito embora alguns já sejam bastante divulgados na mídia, e até mesmo condenados, como fumar ou comer comida processada, alguns ainda são deixados de lado. Por isso, é importante ter conhecimento acerca deles para garantir que não se repitam e continuem a prejudicar o seu corpo.

Hábitos que prejudicam a saúde: carteira no bolso de trás

Hábitos que prejudicam a saúde

Mesmo que ainda seja mais cômodo para muitas pessoas, deixar a carteira no bolso de trás da calça, do short ou da bermuda pode representar um grave problema para a sua coluna. Além de causar maus problemas na postura, ainda é possível que você adquira um sério problema em sua coluna, caso o hábito venha a se repetir.

Muito embora ainda possamos definir este ato como sendo algo prático, é preciso rever os seus conceitos. Sentar-se sobre a sua carteira, mesmo que por poucos minutos, causa um deslocamento na coluna que, caso se repita, acaba transformando um gesto tão simples em algo realmente custoso e que trará graves consequências em um futuro próximo.

Celular antes de dormir

É hábito de muitas pessoas levar o celular para a cama, mas nem todo mundo reconhece, de fato, que existe um erro muito grave por trás desse hábito. Por causa da luz azul, emitida pela tela do celular, nós perdemos o nosso sono e acabamos ficando mais tempo do que deveríamos no aparelho. Sendo assim, a qualidade do sono vai por água abaixo.

Em alguns estudos, foi possível atestar que a utilização de aparelhos eletrônicos antes mesmo de dormir acaba por prejudicar uma boa noite dormindo. Cerca de 89% dos adultos e 75% das crianças possuem, pelo menos, 1 aparelho eletrônico em seu quarto durante a noite.

Lavar as mãos com água quente

Hábitos que prejudicam a saúde

Muitas pessoas possuem o hábito de tomar banho com água quente e, até mesmo, lavar as mãos. Esse hábito, muito embora pareça inofensivo, pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde.  Muitos estudos acabam por confirmar que a água fria é extremamente eficiente e capaz de matar germes e bactérias presentes na pele.

De acordo com alguns testes, muitas bactérias não possuem qualquer tipo de relação com a temperatura utilizada na água. Além disso, a água quente não mata bactérias e, por isso, muitos instrumentos médicos são banhados em água fervida, não quente. Lavando com água quente, sua pele fica mais sensível à penetração de elementos não saudáveis.

Hábitos que prejudicam a saúde: beber água em garrafa de plástico

É muito comum que a gente acabe bebendo a água em garrafas de plástico, principalmente porque a maior disponibilidade dela é oferecida nesses objetos. Dessa maneira, nem todos os materiais utilizados para a sua produção são igualmente saudáveis ou ecologicamente corretos.

As garrafas de plástico acabam por liberar algumas substâncias químicas que são expostas durante um contato maior com temperaturas mais elevadas. Caso deixe a sua garrafa no carro, é muito provável que substâncias tóxicas sejam liberadas.

Comer muito rápido

Sabemos que a nossa rotina é extremamente estressante e que, na maior parte do tempo, não conseguimos nos sentar para comer da maneira correta. Às vezes, até mesmo acabamos comendo no caminho para o trabalho e, consequentemente, os resíduos do nosso “café da manhã improvisado” acabam por chegar ao nosso estômago em grandes pedaços.

Muitos estudos acabaram por comprovar que comer rápido traz graves problemas ao corpo. Além de fazer com que você engorde com maior facilidade, é bem provável que se corra mais riscos de ter problemas no coração, diabetes ou um enfarte.

Escovar os dentes depois das refeições

É muito comum que as pessoas escovem os dentes imediatamente após uma refeição. No entanto, de acordo com alguns estudos, é importante que se espere cerca de 30 minutos para que os dentes possam ser limpos. Os nossos dentes são revestidos por esmaltes e, por isso, os ácidos das refeições podem acabar desgastando sua proteção.

Mesmo assim, o nosso organismo equilibra essa acidez por meio da saliva, mas isso acaba por levar algum tempo. Sabendo disso, não se esqueça de esperar algum tempo antes de escovar os seus dentes.

Hábitos que prejudicam a saúde: limpar o ouvido com cotonete

Outro hábito extremamente prejudicial que é bastante disseminado entre as pessoas é o de limpar os ouvidos utilizando cotonetes. Isso não faz bem, de maneira alguma, para o aparelho auditivo. De acordo com estudos realizados, quando você faz isso, acaba empurrando a cera para o canal da audição.

O mais recomendado é que você não mexa na cera, visto que ela funciona como um filtro para o seu ouvido, impedindo a entrada da poeira. Use uma toalha para fazer uma limpeza segura e adequada.

Usar secador de mãos

Ainda que os secadores de mãos sejam um pouco mais ecológicos do que o papel, eles não são nada saudáveis para o organismo. De acordo com estudos, os secadores presentes em locais públicos acabam por jogar coliformes fecais em nossas mãos, visto que o mecanismo acaba por sugar os coliformes do ambiente e os sopra de volta.

Ainda com relação ao estudo feito, é indicado que alguns tipos de bactérias, incluindo esporos e patógenos, podem ser transferidos dentro desse processo nada higiênico. O melhor é evitar esses secadores e utilizar o papel.

Consumir muito sal

Hábitos que prejudicam a saúde

Mesmo que a comida fique bem mais saborosa do que o normal, colocar muito sal nela pode ser uma péssima ideia, principalmente porque afeta diretamente a nossa saúde. De acordo com pesquisas recentes realizadas, o “tempero” é um dos principais responsáveis por causar doenças cardíacas, pressão alta e câncer de estômago.

Mesmo que ele ainda seja vital para a nossa saúde, principalmente por evitar o bócio, é válido lembrar que ele faz com que o corpo retenha água e, consequentemente, acabe por aumentar a pressão sanguínea.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *