Os benefícios do ovo: entenda mais

benefícios do ovo

O ovo é um alimento que está muito presente na nossa rotina e pode ser comido das mais diversas formas possíveis. Além disso, o seu custo benefício é bastante acessível e representa uma boa parcela da alimentação de muitas pessoas. Mas você sabe quais são os benefícios do ovo? Seja ele de codorna, caipira ou tradicional, as vantagens de consumo são grandes.

Você já parou pra pensar que aquilo que você consome quase todos os dias poderia ter um efeito tão grande na sua vida? O ovo é exatamente assim. Ele é capaz de fazer com que a sua saúde melhore e, até mesmo, prevenir alguns tipos de doença.

Benefícios do ovo: rejuvenescimento

benefícios do ovo

Uma das maiores preocupações da atualidade é o envelhecimento precoce. Muito embora os tratamentos para a pele sejam extremamente caros e a maior parte deles não funcione, é possível realizar essa prevenção por meio de gestos bem simples. Você sabia que o ovo é um verdadeiro combatente desses sinais?

De acordo com os nutricionistas, esse alimento possui muitos nutrientes e uma relação extremamente estreita com antioxidantes, carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco e magnésio, proporcionando a redução da mortalidade das células e, consequentemente, do seu envelhecimento antes da hora.

Nutrição

Tem muita gente que não pode nem mesmo ver a gema do ovo ou sentir o seu cheiro que já vai logo passando mal. No entanto, segundo médicos, nutricionistas e pesquisadores da área, essa é a parte mais nutritiva do alimento. Seus efeitos são extremamente disseminados no corpo e não demora muito para que você possa notá-los.

De acordo com pesquisas, a gema possui ômega 3, colina, ácido fólico, minerais e uma rica fonte de vitaminas lipossolúveis. A gema pode fornecer, em média 10% ou 20% de uma dose diária recomendada de vitaminas como as A, D, E e K. A grande quantidade de vitamina D ajuda no desenvolvimento de ossos e dentes.

Vantagens da clara

Da mesma maneira que a gema do ovo pode ser odiada por muitas pessoas, a clara também se enquadra nessa versão. No entanto, ela é uma das partes mais utilizadas nas receitas e fica uma delícia nos suspiros. Agora que já falamos de sua irmã, está na hora de apresentar as vantagens para o seu consumo.

Segundo algumas pesquisas, é possível afirmar que a clara de ovo é uma fonte extremamente rica em proteínas e, segundo nutricionistas, não apresenta uma grande quantidade de gorduras. São pouquíssimas calorias encontradas nela e uma grande quantidade de vitaminas do complexo B.

Benefícios do ovo: albumina

benefícios do ovo

Para quem passa o dia fora, trabalhando ou frequentando a academia, sabe que a energia é um item um tanto quanto raro de se ver por aí. Sendo assim, é necessário fazer uma reposição dessa carga para que seja possível encarar o dia a dia com a maior naturalidade possível e sem maiores danos.

No ovo, podemos encontrar uma substância chamada albumina que, segundo os médicos, é uma grande fonte de energia, principalmente por ter um estoque extra de proteínas. Por meio delas, você pode construir e reparar tecidos danificados em todas as partes do corpo.

Coração

Durante muitos anos, houve uma discussão para tentar entender se o ovo realmente poderia ser seguro para o coração ou se isso não passava de um mito disseminado. Dessa maneira, para acabar com toda essa idealização, foi necessário que muitas pesquisas fossem realizadas até chegar a uma resposta final.

De acordo com endocrinologistas, alguns dos estudos comprovaram que o consumo dos ácidos graxos e ômega 3 que estão presentes no ovo é possível fazer com que o sistema cardiovascular funcione da melhor forma possível. Assim, doenças poderão ser prevenidas desde o seu estado primário.

Beleza

benefícios do ovo

Diante de tantas vantagens relacionadas ao ovo, ainda é possível citar mais algumas. Você sabia que, com um alimento tão comum na sua geladeira, você consegue manter a sua pele bonita e renovada apenas fazendo um breve consumo do ingrediente? Pois é, embora pareça um tanto quanto irreal, os especialistas realmente apontam esse efeito.

O ovo possibilita a sua pele de ficar mais bonita, aumenta as chances de você ficar de bom-humor, combate a flacidez de diversas áreas e ainda é rico em uma proteína de alta qualidade. Dessa maneira, você consegue aumentar expressivamente a produção de colágeno.

Benefícios do ovo: emagrecimento

Só quem já tentou fazer uma dieta ou perder determinada quantidade de peso em um tempo limitado sabe o quanto essa missão pode ser difícil. Em busca do peso ideal, muitas pessoas procuram um método para conseguir eliminar gordura, mas acabam não prestando atenção em um alimento tão presente no cotidiano.

Pesquisas apontam que o ovo é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento, principalmente porque pode ser um ótimo substitutivo para massas, como o pão. Fazendo o seu consumo logo no café da manhã, o metabolismo pode ser acelerado e os primeiros efeitos vistos logo nos primeiros dias.

Fortalecimento

Muitas pessoas sonham em ter unhas e cabelos fortes, mas já tentaram de tudo para que isso fosse possível. No entanto, no lugar de gastar tanto dinheiro com produtos que custam mais do que você deveria pagar, que tal começar a dar atenção para um ingredientes presente no seu cotidiano?

De acordo com um estudo realizado recentemente, o ovo é um dos principais aliados no combate contra a fraqueza das unhas e dos cabelos. O alimento é extremamente rico em vitaminas de complexo B e biotina, permitindo que o metabolismo se programe para oferecer um fortalecimento mais expressivo.

Rins

Os problemas nos rins são, infelizmente, bastante recorrentes. Além de temer um mal funcionamento do órgão, também é provável que ele acabe se saindo um pouco pior com uma alimentação desregulada e a falta de hidratação correta. No entanto, para adotar hábitos mais saudáveis, o ovo pode ser uma boa opção.

Segundo um grupo de médicos que realizaram pesquisas recentemente, a lecitina é um ingredientes bastante relevante no desenvolvimento do sistema nervoso. Em adultos, no entanto, ela pode ser importante para transportar e metabolizar gorduras para um bom funcionamento dos rins. A boa notícia é que ela está presente no ovo!

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *