Remédio caseiro para azia: receitas infalíveis

Remédio caseiro para azia

Quem nunca teve aquela sensação de queimação após alguma refeição ou no meio do dia? Não há nada que nos incomode mais do que aquilo que atrapalha as nossas rotinas. Por isso, para não ter mais que encarar esse problema sem munições, conheça o remédio caseiro para azia e esteja sempre preparado.

Muitas pessoas recorrem à métodos alternativos para que possam viver de uma maneira mais saudável e não precisem utilizar remédios manipulados. De toda a maneira, essa é uma válvula de escape bastante recomendada para preservar a flora intestinal e o revestimento natural do seu estômago.

Remédio caseiro para azia: por que usar?

É quase impossível encontrar uma única pessoa que não tenha tido, pelo menos, um leve sintoma de azia. Por isso, para evitar futuros problemas, é sempre interessante saber quais são os remédios que estarão ao seu lado para encarar a situação. Dessa maneira, os caseiros são os mais importantes.

Além de terem ingredientes fáceis de se encontrar dentro de casa, também há a questão de não haver compostos químicos que possam vir a interferir no seu organismo. Existem muitos casos de pessoas que obtiveram uma maior sensibilidade no estômago após consumir medicamentos com uma alta carga industrial.

Por oferecerem uma maneira alternativa de cuidar do próprio corpo, os remédios caseiros são bastante recomendados. Além de fortalecer o sistema imunológico para fazer com que o problema não retorne, ainda oferecem a redução da probabilidade de apresentarem efeitos colaterais indesejados. São diversas vantagens em apostar no método natural.

Veja abaixo alguns dos remédios caseiros para azia.

Chá de camomila

Remédio caseiro para azia

Uma boa pedida, também, para eliminar o estresse, o chá de camomila pode ser uma verdadeira ferramenta para eliminar a azia. Mas isso possui uma relação bastante explícita: os sinais de grande irritação e inquietação acabam por provocar o refluxo gastroesofágico. Por isso, o chá dessa erva faz com que haja o alívio da queimação.

Coloque 200 ml de água para esquentar no fogão e, assim que as bolhas começarem a aparecer, desligue. Adicione uma colher de chá de camomila, dê uma pequena mexida, e abafe para que a água incorpore o sabor e a essência. Quando se passar 1 minuto, coe e beba já morno.

Suco de pera como remédio caseiro para azia

Aos que não são muito adeptos do consumo de chá, também é possível fazer um delicioso suco de pera para evitar os problemas da azia. Indo um pouco além do que apenas a riqueza em vitaminas, minerais e fibras, esse alimento também tem a capacidade de diluir o suco gástrico.

Para que você consiga preparar o suco, basta bater no liquidificador 2 peras já maduras com um pouco de água. Em seguida, basta escolher a textura desejada de seu suco. Para que ele não fique escuro, ainda é possível adicionar algumas gotas do limão da sua preferência.

Água com limão

Água com limão

Muito embora essa seja uma fruta bastante cítrica, ela pode ser uma grande aliada no combate contra a queimação. Essa simples bebida, com apenas dois ingredientes, oferece inúmeros benefícios e elimina a dor causada pela azia.

Para que dê certo, basta tomar 1 copo de água morna com suco de 1 limão 20 minutos antes do seu café da manhã. Faça isso, preferencialmente, quando estiver de jejum. Dessa maneira, você poderá equilibrar os níveis de ácido presentes em seu estômago.

Chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para azia

O gengibre, sem dúvida alguma, é muito conhecido por suas diversas funções, mas você sabia que ele também elimina a queimação da azia? Mesmo que você seja uma das pessoas que faz cara feia para essa raiz, é bom considerá-la como uma grande aliada. Sua principal característica está voltada para a grande concentração de antioxidantes.

Para fazer dar certo, é preciso colocar 2 cm do gengibre, cortado em formato de rodas, em uma panela com 2 xícaras de água. Em seguida, é necessário levar ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e tampe a panela por 30 minutos. Após isso, remova o gengibre e tome o líquido 20 minutos antes de sua refeição, assim como a água com limão.

Chá de espinheira santa

Remédio caseiro para azia

A julgar pelo seu nome um tanto exótico, essa planta também faz milagres para aqueles que estão precisando de uma ajuda com os problemas de azia. Seus resultados são comumente associados a problemas no estômago e no alívio dos sintomas apresentados pela gastrite.

Para que você possa fazer um chá eficiente, será necessário esquentar 200 ml de água e acrescentar 1 colher de sopa de espinheira santa após a água já ter levantado fervura. Faça com que a panela fique abafada por cerca de 10 minutos e tome o chá.

Chá de funcho como remédio caseiro para azia

Para quem não gosta de chá, talvez essa lista represente o verdadeiro terror. De todo o modo, é sempre interessante ter várias opções para considerar na hora do sufoco. Por isso, o “funcho”, também conhecido como erva-doce, possui algumas substâncias que acabam com as inflamações e aliviam a queimação.

O preparo de seu chá é um dos mais simples da lista. Basta colocar uma colher de sopa do funcho em água fervente, esperar descansar por 10 minutos e coar, para em seguida beber. Para os que realmente possuem problemas graves com azia, é recomendado que o chá seja tomado 3 vezes ao dia.

Amêndoas

Remédio caseiro para azia

As amêndoas são muito recomendadas como um remédio caseiro para azia por conter um teor elevado de alcalina, uma substância com uma vasta capacidade de neutralizar o ácido que encontramos no estômago. Para tanto, afirmamos que alivia a queimação da azia.

Para que o seu problema de azia seja resolvido com esse pequeno petisco, é indicado que sejam consumidas 4 amêndoas após a refeição. Caso não deseje comer a semente, é possível substitui-la pelo leite produzido por meio dela, visto que possui menos gordura.

 

Gostou das nossas dicas? Se as suas dores estiverem um pouco fora de comum, não deixe de consultar um médico para tirar as dúvidas. Lembre-se sempre que a saúde vem em primeiro lugar e deve ser priorizada para que tenhamos maior bem-estar.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *