Remédio caseiro para diarreia: qual usar?

Remédio caseiro para diarreia

Quem nunca foi pego de surpresa na vida com problemas no estômago, atire a primeira pedra. Muita gente não sabe, mas o remédio caseiro para diarreia é realmente eficaz e pode ser um verdadeiro aliado quando algo não vai bem na sua barriga. De toda a maneira, é importante saber como fazer para utilizá-los.

Os remédios caseiros são uma fonte milenar de conhecimento, até porque, na maior parte das vezes, eles foram passados de pais para filhos ao longo de muitos e muitos anos. De todo o modo, é preciso ter um controle e conhecimento para saber quando usá-los e como usá-los. Por isso, temos este post.

O que é diarreia?

É muito comum que as pessoas saibam que estão com diarreia por causa de alguma espécie de cólica ou dor aguda na região do estômago. Ela pode vir de repente, depois de ter exagerado em alguma comida ou porque a sua saúde não vai muito bem. De maneira geral, a diarreia é uma defesa do seu estômago contra algo que não caiu bem.

A sua frequência e duração vai depender muito de cada organismo, afinal, todos nós somos universos bem particulares e não podemos generalizar nenhuma informação. De uma maneira mais geral, a diarreia aguda dura menos de duas semanas. Na maior parte dos casos, as causas são:

  • Infecção viral;
  • Infecção bacteriana;
  • Intoxicação alimentar;
  • Uso de antibióticos;
  • Ingestão de água contaminada.

Remédio caseiro para diarreia: qual usar?

A diarreia infecciosa está mais propensa a atingir crianças, principalmente porque elas estão sempre em atividade. Na maior parte dos casos, ela é causada por um vírus em específico. Em outros, ela também pode aparecer durante viagens, quando o intestino das pessoas não está lá muito preparado para comer coisas diferentes da rotina.

Alguns alimentos que foram armazenados de maneira incorreta também podem acabar fazendo com que alguém tenha uma diarreia. É muito comum ouvirmos casos de intoxicação alimentar e, se você nunca teve, é muito provável que algum conhecido já tenha contraído.

De todo o modo, abaixo, deixamos algumas dicas de remédio caseiro para diarreia. O importante é não esquecer de consultar um médico ou especialista caso as coisas saiam do controle, principalmente porque essa condição pode levar à desidratação severa, tornando-a fatal.

Hidratação

Remédio caseiro para diarreia

O primeiro passo para que você consiga se livrar da diarreia é a hidratação. Por meio dela, conseguimos repor todo o líquido que é retirado durante o processo de defecar. Caso você passe muito tempo com os sintomas e não se hidrate, a única opção será correr para o hospital, torcendo para que consiga se recuperar.

Se o seu bebê estiver com diarreia, não deixe de, em hipótese alguma, amamentar. Além disso, dê muita água para as crianças, principalmente picolés de fruta. Alguns estudos apontam que, em adultos, os sintomas mais leves aparecem, podendo ser contidos com bebidas esportivas e soluções de reidratação.

As opções para se hidratar após ter uma diarreia variam entre: álcool, leite, refrigerante e outros tipos de bebida gaseificadas. Além disso, você também pode optar por algo que contenha cafeína na composição.

Probióticos como remédio caseiro para diarreia

Os probióticos são aqueles alimentos em que podemos encontrar “bactérias boas”, como os lactobacilos vivos. É muito simples encontrá-los no mercado e muito provavelmente você já deve ter algum na sua geladeira. Esses micro-organismos são fundamentais para restaurar a flora intestinal e a hidratação.

Alguns que podem ser citados são: kvass de beterrada, chocolate amargo, kefir, chucrute, missô, natto, picles, tempeh e iogurte de coco. Então, se você estiver passando por uma diarreia daquelas, corra para a geladeira e confira se há algum desses ingredientes para usar como remédio caseiro.

Alimentos para ingerir

Remédio caseiro para diarreia

Muito embora não seja da nossa intuição comer alguma coisa durante uma crise brava de diarreia, é interessante que alguns alimentos sejam cogitados para o momento. Essa atitude fará com que os sintomas seja aliviados e a sua saúde não fique pior do que já está.

Dentre eles, podemos citar a banana, o arroz branco, a compota de maçã e a torrada. Todos esses alimentos se justificam com base na quantidade de fibras que possuem, permitindo que o nosso organismo se restabeleça, normalizando a produção de fezes e melhorando as condições das paredes intestinais.

Gengibre

E o gengibre faz tudo! É muito provável que você já tenha usado esse carinha em alguma outra situação do cotidiano, então, já sabe o quão poderoso ele é. Dentre a lista de remédio caseiro para a diarreia, ele surge como sendo um dos mais eficientes, proporcionando uma rápida melhora nas condições.

O gengibre permite que o seu estômago seja aquecido, além de funcionar como um tônico para o processo de digestão. Ele também irá apresentar propriedades para desinflamar, anestesiar e limpar as bactérias da região, fazendo com que as doenças no estômago sejam curadas. Além disso, seu efeito antioxidante também exerce um grande papel.

Chá de pitanga é remédio caseiro para diarreia

Chá de pitanga

Muito embora ainda seja um dos itens mais incomuns desta lista, o chá de pitanga pode ser um verdadeiro herói na hora que você mais precisa. Ele é feito por meio da folha de pitangueira e tem muitas propriedades medicinais, utilizando-se como remédio caseiro para o problema.

Para os casos de diarreia não infecciosa, o mais correto é ingerir 30 mililitros de chá de pitanga após a evacuação. Detalhe: a bebida só pode ser consumida por 2 vezes ao dia, podendo apresentar efeitos colaterais caso isso seja excedido.

Alimentos que devem ser evitados

Agora que já falamos de todos aqueles que podem te ajudar no momento em que você mais precisa, está na hora de saber o que evitar durante a diarreia. Ninguém quer acabar tendo o quadro agravado, mesmo que sem querer, não é mesmo? Por isso, deixe os alimentos fritos e gordurosos de lado.

Dentre uma lista que podemos fazer dos alimentos a serem evitados estão: adoçantes artificiais, feijões, frutas, brócolis, repolho, couve-flor, grão-de-bico, café, milho, sorvete de massa, vegetais de folhas verdes, leite, lentinha, ervilha, pimenta e ameixa seca. Todos eles estimulam, de certo modo, a evacuação.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *