Remédio caseiro para dor de dente: como fazer?

Remédio caseiro para dor de dente

A dor de dente pode ser decorrente de muitos problemas, mas é causada, principalmente, por inflamações na gengiva. O dente siso também é um dos grandes causadores desse mal. Dentre todas essas opções, há uma dúvida em comum: qual o remédio caseiro para dor de dente que realmente funciona?

Existem muitos métodos naturais para que os dentes sejam limpos, além daqueles que prometem combater o desconforto. Por isso, vamos mencionar algumas receitas de remédio caseiro para que você consiga, facilmente, se livrar da dor e, por consequência, ter uma vida com muito mais qualidade.

Remédio caseiro para dor de dente existe?

Assim como existem os remédios fabricados em farmácias e grandes laboratórios, também há aqueles produzidos por nossas próprias mãos. A maior parte deles é transmitido de geração em geração, como um conhecimento de família e, por isso, merecem um grande destaque. Quando o assunto é dor, não podemos brincar.

Muito embora as pessoas saibam que realmente existem remédios para a dor de dente, elas não sabem exatamente como encontrá-los ou o que fazer com ele. Neste post, trazemos as informações necessárias para que todas as pessoas consigam se livrar de um problema tão incômodo que interfere diretamente no cotidiano.

Cravo-da-índia como remédio caseiro para dor de dente

Remédio caseiro para dor de dente

Um dos principais motivos para termos colocado o cravo-da-índia nesta lista é a de que, em sua composição, há óleos essenciais. São esses olhos os responsáveis por um maior efeito analgésico, bem como antisséptico. Então, se o seu problema está ligado a alguma bactéria ou fungo, pode funcionar.

Embora poucas pessoas saibam, a própria indústria farmacêutica prepara muitos anestésicos com o cravo-da-índia, o que apenas comprova a sua eficiência. Para que ele funcione na hora de tirar a sua dor de dente, é preciso mastigá-lo durante 3 ou 4 minutos para que haja o efeito esperado.

Utilizar água com lavanda

Outro método muito eficaz para sanar a dor de dente é a mistura da água com a lavanda. Isso acontece porque a lavanda possui um efeito calmante muito potente, reduzindo a ação dos nervos inchados e, também, do estresse que pode agravar ainda mais o problema.

O modo correto de utilizar esse remédio caseiro está diretamente voltado para pingar algumas gotas da lavanda em um pouco de água morna e fazer o bochecha. A técnica dos dois ingredientes já é conhecida há muitos séculos e foi utilizada por civilizações bastante antigas de toda a Europa.

Iogurte natural sem açúcar

Iogurte natural

Como estamos falando de remédio caseiro, é muito comum darmos destaque ao iogurte natural. Além de não sofrer com os processos de industrialização, ele ainda apresenta efeitos bastante notáveis na raiz do problema. Sua composição possui lactobacilos que combatem diretamente as bactérias presentes nas cáries.

Para que a sua fórmula dê certo, basta tomar o iogurte de maneira bastante comum. Não há segredos com relação ao remédio caseiro para dor de dente. O alívio costuma vir de imediato, mas ainda sim é necessário ir ao dentista para verificar a fundo o problema, pois as bactérias ainda podem se espalhar pela superfície da boca.

Compressa quente como remédio caseiro para dor de dente

Todo mundo já deve ter utilizado uma compressa quente em algum momento da vida. Muitas mulheres utilizam a bolsa com o líquido para fazer com que as dores das cólicas sejam sentidas de maneira mais amena. Então, por ter diferentes funções, ela também pode ajudar com a dor no dente.

Na maior parte dos casos, basta aplicar a compressa no lado em que sente a dor. Aos poucos, é possível sentir a amenização do problema, principalmente quando ele se refere à nevralgia. É importante ficar atento a qualquer alteração na dor.

Emplastros naturais

Com relação ao tópico aqui presente, há uma restrição. O seu uso deve ser evitado quando há abcessos nos dentes. Há muitos anos, quando os remédios da indústria sequer pensavam em existir, tribos utilizavam outros métodos para livrar as dores na região da gengiva e da boca no geral.

Para que essa receita funcione, você vai precisar misturar papel pardo com vinagre, cobrir com pimenta-do-reino ou folha de mostarda e, após isso, amarrar ao redor do seu rosto. Para quem possui nevralgia, também é possível usar rábano-silvestre natural e ralada, colocando no rosto.

Folha de camomila como remédio caseiro para dor de dente

Remédio caseiro para dor de dente

É muito comum que a folha de camomila seja utilizada ainda em bebês. Isso acontece porque eles apresentam desconfortos iniciais com o surgimento dos dentes, algo que os assusta bastante. Por isso, para quem tem filhos ainda bebês em casa, é uma ótima alternativa para aliviar a dor.

Essa é uma planta muito fácil de ser encontrada em feiras ou supermercados e também funciona perfeitamente para adultos. Pode ser utilizada para aliviar a dor do nascimento do siso, deslizando-a por sobre a região para que a dor seja amenizada de maneira bastante rápida.

Alho para dor de dente

Muito embora existam pessoas que ainda torcem a cara para o alho, ele pode ser um aliado no combate à dor de dente. Seu sabor intenso é o principal responsável pela ação efetiva do combate à dor e, por isso, merece ser utilizado, mesmo com certo sacrifício.

Você pode usar o alho cortado e aplicar uma de suas partes diretamente na região da gengiva onde o dente está afetado. Se preferir, ainda é possível colocar o alho sobre o dente dolorido e mastigar até que ele seja reduzido. Após o processo, basta lavar a boca.

Água morna com sal

Remédio caseiro para dor de dente

Embora pareça uma solução simples demais para ser utilizada como um remédio caseiro para dor de dente, a mistura de água morna com sal tem a sua eficiência e merece receber um pouco de atenção. Ela é muito útil, principalmente, em suspeitas de infecção de dente.

Se você deseja utilizar a receita, basta dissolver uma colher de sopa de sal em um copo com água fervente. Após isso, espere esfriar um pouco e coloque alguns curtos goles dentro da boca. O mais importante é bochechar por todas as áreas durante 30 segundos.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *