Remédio caseiro para piolho: como usar?

Remédio caseiro para piolho

Só quem passou pelo problema de uma infestação de piolhos sabe o quanto é incômodo. Por isso, hoje é dia de falar mais a respeito do remédio caseiro para piolho e de que maneira é possível usá-lo para se livrar desses pequenas parasitas que interferem, e muito, na nossa rotina.

Uma das coisas que pouca gente sabe é que, além de provocar grande coceira, o piolho também é responsável por outros tipos de condição. Dessa maneira, quanto mais rápido pudermos nos livrar dele, melhor será para a nossa própria saúde. Além disso, ninguém mais quer ter que raspar a cabeça pra se livrar do problema, certo?

Remédio caseiro para piolho: quais são?

As crianças são as que mais sofrem com os piolhos, principalmente por estarem em contato direto com outras pessoas durante o dia inteiro. Para que elas não tenham que passar mais pelo constrangimento de coçar a cabeça indiscriminadamente em público, está na hora de conhecer alguns remédios caseiros que podem ser úteis no tratamento.

Alguns dos métodos que aqui serão ensinados sequer possuem um valor monetário muito alto. Por isso, muitas das vezes é possível se livrar dos piolhos sem a necessidade de sair para comprar algo, já que o produto pode estar dentro da sua própria casa sem que perceba.

Vamos à lista.

Vinagre de maçã

Remédio caseiro para piolho

O vinagre de maçã é um ingrediente bastante comum e não muito caro. É bem provável que você tenha algum frasco no seu armário, destinado para cozinhar ou para fazer a limpeza de algum objeto. No entanto, você sabia que ele também pode ser utilizado para eliminar de vez os piolhos?

Em sua composição, há o ácido acético, o qual é responsável por dissolver rapidamente a proteção em volta de lêndeas e piolhos. Sendo assim, fica bem mais fácil removê-los após a aplicação do produto sobre o couro cabeludo. Após colocar o líquido, cubra a cabeça com uma touca plástica e espere agir por 30 minutos.

Óleo de eucalipto

Mais um item que não é tão difícil de ser encontrado nos supermercados ou feiras. O eucalipto, se você acompanha este site, possui muitas funções, principalmente em relação ao bom funcionamento do organismo.

Com relação ao tratamento de piolhos, este óleo funciona como um antisséptico e adstringente nas feridas, fazendo com que a irritação causada sobre o couro cabeludo seja amenizada e, consequentemente, livre a localidade da presença dos piolhos. Dessa forma, a remoção será facilitada.

Remédio caseiro para piolho: azeite de oliva

Remédio caseiro para piolho

O azeite também é um item muito presente em todas as cozinhas e, por isso, pode ser considerado um dos ingredientes mais práticos para o tratamento de piolho. Sua ação é bastante peculiar, visto que mata o parasita por meio de asfixia.

As propriedades do óleo fazem com que o oxigênio chegue em direção aos piolhos e lêndeas, matando-os pouco a pouco. Para que possa ser utilizado, basta besuntar o couro cabeludo, criando uma camada bastante generosa para atingir todos os fios de maneira igualitária. Além disso, com esta receita, você também consegue hidratar seus fios.

Chá de salsa

A salsa é um tempero bastante requisitado na cozinha, masse engana quem acredita que as suas características estão unicamente atreladas a essa função. Suas propriedades medicinais vão muito além do que um tempero, principalmente por serem capazes de conter uma infestação de piolhos.

O betacaroteno, que está disposto em grandes quantidades sobre o ingrediente, auxilia na cicatrização do couro cabeludo, fechando rapidamente as feridas que foram abertas pelos parasitas. Além disso, você também consegue que o Ph  da pele de sua cabeça seja mantido em equilíbrio total. Faça um chá com a erva e realize uma infusão, em seguida, quando esfriar, aplique o chá sobre o couro cabeludo e deixe agir por 40 minutos.

Óleo de lavanda como remédio caseiro para piolho

Um dos mais poderosos efeitos da lavanda está relacionado ao seu odor. Quando o colocamos em voga, podemos admitir que é um dos mais potentes contra os piolhos. Isso acontece porque age como um repelente natural contra os bichos e também pode ser utilizado como prevenção para quem já teve contato com piolhos.

Chá de arruda

O chá de arruda é uma poderosa mistura para combater os piolhos e, principalmente os seus ovos. Dessa maneira, lavar os seus cabelos com o líquido é uma maneira mais do que eficiente de conseguir se livrar dos parasitas.

Para que funcione, ferva a água e acrescente as folhas de arruda até levantar fervura. Após esfriar, coe o chá e o aplique sobre o couro cabeludo, utilizando gaze ou algodão para isso. Deixe que haja por 30 minutos e lave a cabeça em seguida.

Spray de citronela

A citronela é um repelente natural que funciona muito bem para os mais diversos tipos de situação. De acordo com o seu aroma, ele também se mostra muito bom para o combate contra piolhos, principalmente quando um spray caseiro é feito.

Para que você possa prepará-lo, basta colocar em um recipiente, que possa ser fechado, a glicerina, a tintura de citronela, o álcool e a água em uma proporção igualitária. Misture e utilize no preparo da raiz e do cabelo, deixando que haja por alguns minutos.

Pente fino

Certo, talvez este seja um dos itens que mais causou trauma na sua infância, principalmente porque se agarrava aos fios e os puxava com tanta força que chegava a doer. De toda a maneira, ainda é um método caseiro muito eficiente para te livrar dos piolhos.

Por meio dele, podemos trazer os pequenos invasores para fora, por meio da força bruta. Assim, será possível que o seu couro cabeludo fique livre da ocorrência deles, podendo eliminá-los assim que os colocarmos sobre a superfície lisa. Muitas mamães e crianças já passaram por isso e se lembram até hoje com pouca afetividade.

Óleo de árvore de chá

Remédio caseiro para piolho

Para fechar esta lista, o óleo de árvore de chá possui muitas propriedades interessantes, como a antibacteriana, antifúngica e antiviral. Dessa maneira, quando a intenção é se livrar da infestação de piolho, ele é uma das melhores opções.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *