Remédio caseiro para tosse: como aliviar os sintomas?

Remédio caseiro para tosse

A tosse pode ser ocasionada por vários motivos, mas nós precisamos concordar que, quando ela aparece, precisamos arrumar um jeito para nos livrar dela. Seja por atrapalhar no cotidiano ou simplesmente por ferir minimamente a garganta, o mais indicado é descobrirmos mais a respeito de um remédio caseiro para tosse.

Além de serem menos perigosos para a saúde, a sua eficácia é um pouco superior. Tomar medicamentos encontrados em farmácia pode representar um risco à saúde e causar dependência. Dessa maneira, quando encontramos uma maneira eficiente e sem riscos de lidar com o problema, a escolhemos.

Remédio caseiro para tosse: por que tomar?

A tosse é um sintoma que está diretamente relacionado com outro tipo de problema de saúde. É muito comum que ela possa ir embora sozinha, mas, se o problema persiste, então é bom ficar alerta. Diante disso, o tratamento da tosse será na mesma proporção de sua causa, nunca mais ou nunca menos.

Como já dito anteriormente, ao optarmos por algumas opções mais fortes, como os remédios encontrados em farmácia, é muito provável que transformemos aquilo em uma espécie de dependência completamente prejudicial ao organismo. Além de que se automedicar representar graves danos à saúde de quem o faz.

Agora que você já entende o porquê de preferir remédios caseiros, vamos à lista.

Inalar eucalipto com hortelã e pinheiro

Uma das opções para melhorar os sintomas da tosse, com toda a certeza, é a inalação, muito embora ela precise ser feita com os ingredientes certos para evitar frustrações.

O eucalipto, o hortelã e o pinheiro são plantas muito funcionais para auxiliar a remover o catarro e o muco leve. Com essa pequena mistura sendo inalada, é possível se livrar de uma vez por todas do quadro de tosse, seja ele mais severo ou mais ameno.

De todo o modo, é válido ter cuidado com a dose utilizada. Em excesso, ela pode irritar o nariz e a garganta.

Suco de guaco com cenoura é um ótimo remédio caseiro para tosse

Suco de guaco com cenoura

Muito embora não seja um nome tão popular entre as pessoas, a erva medicinal de nome “guaco” é comumente indicada como remédio caseiro, principalmente quando o principal problema é a tosse.

Os seus efeitos estão relacionados, em sua maioria, à capacidade de combater a dificuldade de respirar, bem como eliminar a tosse por completo. Sua ação também é eficiente contra gripes e resfriados, pois os seus componentes agem como um anti-inflamatório.

Chá de gengibre: um clássico

Muito conhecido entre as famílias e, muito provavelmente, passado por entre as gerações, o chá de gengibre é um remédio caseiro para tosse muito eficiente. Isso porque a sua raiz possui propriedades que eliminam a tosse por completo, tratando o problema de forma bastante direta, sem efeitos colaterais.

O consumo de seu chá permite que as cordas vocais sejam hidratadas e, consequentemente, atribuam uma melhor qualidade para a garganta. Com isso, a tosse pode desaparecer com muita facilidade da sua lista de preocupações da semana.

Mel: um remédio caseiro para tosse certeiro

Remédio caseiro para tosse

O mel é um ingrediente muito comum dentro das casas. Além de poder ser utilizado na culinária para fazer receitas deliciosas, ele também é um verdadeiro ajudante quando o assunto é tosse. Se ela for seca, aí é que esse ingrediente mais do que especial realmente vai poder ajudar.

Os componentes do mel conseguem proteger as mucosas da garganta de uma maneira bem mais direta, diminuindo a irritação percebida no local. Diante de pesquisas realizadas com o ingrediente, foi constatado que o mel ajudou a eliminar por completo a tosse noturna em crianças com dificuldades para dormir.

Alcaçuz

Assim como o gengibre, a raiz do alcaçuz é muito eficiente como remédio caseiro para tosse. Considerado um expectorante natural, ele é capaz de desobstruir o problema em poucos minutos, contanto que seja utilizado da maneira correta e sem exageros. Seu uso é um alívio para a tosse forte.

Sua ação também abrange a irritação na garganta, visto que a substância glicirrizina é muito potente para eliminar a tosse de uma vez por todas. Com o alcaçuz, podemos ter um poderoso sedativo da mucosa e da traqueia em nossas mãos, com um preço bastante acessível e sem causar nenhum possível dano à saúde.

Canela como remédio caseiro para tosse

Canela para tosse

A canela é considerada um remédio caseiro para tosse bastante intrigante, principalmente porque existem muitas pesquisas envolvendo os seus resultados. Além de poder ser consumida pura, nos alimentos, também há a possibilidade de misturá-la com mel para eliminar a tosse insistente.

Os especialistas afirmam que esse ingrediente possui uma forte ação bactericida, antiviral e antioxidante, além de fazer com que haja um efeito de ressecamento e expectorante nas mucosas, o que proporciona uma maior liberdade para você. Com ela, as tosses diminuem drasticamente e as chances de se livrar de bactérias são ainda maiores.

Abacaxi também é relevante

Uma fruta tropical, encontrada em muitas geladeiras ou fruteiras. É muito provável que você não soubesse muito a respeito da ação do abacaxi como um combatente da tosse. Ele possui uma enzima muito importante que permite um alívio quase imediato para quem está sofrendo com os sintomas de tosse.

A bromelina é o nome da enzima presente nessa fruta e tem um alto poder anti-inflamatório. Se você está tossindo e, por causa disso, a garganta começa a ficar inflamada, então essa é a solução ideal para os seus problemas, além de não ser nada cara e fácil de encontrar.

O xarope de agrião

Remédio caseiro para tosse

Para encerrar a nossa lista, nós temos o xarope de agrião. O agrião é um vegetal bastante peculiar e pode ser encontrado em feiras livres ou, até mesmo, nos supermercados. Ele serve como um eficiente remédio caseiro, mas também apresenta outras funcionalidades.

A principal substância presente no agrião, responsável por acabar com a tosse, é a gluconasturcósido, a qual funciona como um limpador de bactérias. A vitamina C e A, além do ferro e do potássio contidos em sua formulação também são peças ideais para te manter longe de gripes e resfriados.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *