
Muitas dietas populares acabam por ganhar as pessoas por meio de redes sociais e postagens a respeito de um emagrecimento milagroso. No entanto, o que muita gente não leva em consideração são as vantagens e desvantagens de dietas desse tipo, podendo fazer com que o seu organismo entre em colapso ao processá-las.
Para garantir que a sua saúde seja preservada e nenhum tipo de efeito colateral venha a surgir no seu corpo, dê uma olhada nas dicas e restrições informadas neste artigo. Aqui, menciono as principais dietas e como ter cautela com cada uma delas.
Vantagens e desvantagens de dietas: dieta Ravenna
A dieta Ravenna surgiu há pouco nas redes sociais e parece ganhar cada vez mais adeptos. O seu processo é realizado em duas fases e, por isso, pode apresentar grande perigo. A fase de redução e de manutenção, caso executadas de modo indevido, podem causar danos sérios ao organismo. Em um primeiro momento, a restrição de carboidratos é efetuada e, consequentemente, há uma rápida perda de peso.
O período de manutenção é aquele que consiste em um ciclo para toda a vida, pois ele consiste em uma época em que você deve reintroduzir todos os alimentos que foram cortados. Para isso, será necessário ter um bom acompanhamento nutricional e uma boa reeducação alimentar para garantir que tudo dê certo.
Uma das vantagens da dieta é que nenhum grupo alimentar é excluído do processo, apenas aqueles alimentos que possuem, em sua composição, farinha e açúcares do tipo refinado. Além disso, a preferência acaba por cair nos braços do melhor funcionamento do intestino, graças à introdução de fibras na alimentação.
No entanto, dentre as desvantagens que merecem ser mencionadas, está a questão do período de restrição, visto que são permitidas apenas 800 calorias diárias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de calorias por dia deve ser de, pelo menos, 1.000.
Dieta Dukan
Esta é uma das dietas restritivas que possui mais de uma versão, o que pode acabar por representar um perigo ainda maior quando se trata da saúde. Tanto a sua primeira versão quanto a sua segunda versão foram criadas pelo médico francês denominado de Pierre Dukan, o que acaba por justificar o seu nome.
De uma maneira geral, a dieta prega que a alimentação deve ser baseada em proteínas, fazendo uma redução bastante expressiva dos carboidratos, bem como de frutas, legumes e verduras. Caso seja realizada de maneira muito repentina, pode simbolizar uma verdadeira problemática, causando pane no organismo.
Dentre as suas vantagens, a sensação de saciedade é bastante ampliada, já que as proteínas possuem uma digestão muito lenta e, consequentemente, deixam o nosso estômago cheio por bem mais tempo. Além disso, é bem mais fácil encontrar receitas que se adaptem a ela do lado de fora de casa.
Já as suas desvantagens possuem relação com a quantidade de gordura saturada e de colesterol que são consumidas durante a dieta. Sendo assim, é possível afirmar que o nível de colesterol ruim cresce muito mais do que deveria, podendo causar o entupimento das veias e problemas cardiovasculares.
Dieta Paleolítica
Para quem não sabe, o Período Paleolítico é aquele que nos antecede enquanto humanos, onde as pessoas possuíam hábitos diferentes, costumes diferentes e, principalmente, uma alimentação diferente. Tomando isso como base, uma referência histórica, é válido afirmar que uma mudança tão radical pode causar sérios problemas.
De uma maneira geral, a dieta prega que nós precisamos nos alimentar da mesma maneira que os nossos ancestrais faziam. A carne vermelha, as sementes, as castanhas e os carboidratos devem ser consumidos de maneira diária, possibilitando uma adequação aos velhos, e antiquados, costumes adotados por uma civilização que viveu há centenas de milhões de anos.
Dentre as suas vantagens, ainda é possível mencionar uma alta ingestão de fibras, vitaminas e a pouca ingestão de sal, o que mantém a pressão regulada. Além disso, mudar os hábitos em uma perspectiva mais ampla elimina o tabagismo e faz com que nós nos exercitemos com maior frequência.
Em suas desvantagens, a exclusão do leite e de seus derivados da alimentação pode acabar causando uma grave deficiência de cálcio no organismo. Isso se deve ao fato de o leite ser uma das principais fontes da substância. Ainda assim, as opções extremamente restritas dificultam o convívio social, podendo causar dificuldades ao ir para um restaurante.
Vantagens e desvantagens de dietas: dieta DASH
Muito embora esta dieta em específico tenha sido criada com o intuito de auxiliar pacientes que possuem pressão alta, ela acabou por ser difundida de uma maneira nada adequada. A DASH consiste na escolha de alimentos de modo bastante balanceado, não pregando qualquer que seja a restrição.
Dentre as suas vantagens, é possível mencionar a redução da quantidade de sódio consumida diariamente, além de que os alimentos a serem escolhidos são extremamente ricos em nutrientes. Isso faz com que a pressão arterial seja reduzida pouco a pouco. O consumo de doces, ainda que moderado, ainda é permitido.
Em suas desvantagens, é preciso falar a respeito de que a DASH não é para perder peso, exclusivamente. Foi feita para controlar as taxas de pacientes com a pressão elevada, ajudando-as a seguir um caminho mais saudável. Quem sofre com problemas de pressão baixa pode se sentir extremamente mal ao seguir a dieta.
Dieta dos 22 dias

Durante 22 dias, você vai precisar se livrar de qualquer tipo de alimento que possua carne, bebidas alcoólicas, alimentos processados, glúten e laticínios. Divulgada pela cantora Beyoncé, não era para menos que iria se popularizar rapidamente. A dieta distribui o cardápio em 80% de carboidratos, 10% gorduras e 10% de proteínas.
Dentro das vantagens a serem mencionadas, está a questão da restrição de alimentos processados, fazendo com que haja uma melhor relação com sódio, gorduras e açúcares. Além disso, a redução de bebidas alcoólicas propiciam ao organismo uma baixa na absorção de calorias.
A grande desvantagem da dieta, em si, é que ela não é nutricionalmente equilibrada. Além disso, não há um programa a ser seguido quando os 22 dias acabam, podendo proporcionar um ganho de peso muito mais rápido no período que se segue.