Vinagre de maçã para varizes: saiba como usar

Vinagre de maçã para varizes

Há muitos anos, a população se queixa das varizes, o que nos leva a crer que elas sempre foram um grande problema, tanto para homens quanto para mulheres. Um de seus primeiros indícios de aparecimento está cravado em uma estátua de mármore, esculpida antes do nascimento de Cristo e foi encontrada nas escavações de Atena. Talvez, se eles conhecessem o vinagre de maçã para varizes, nada disso teria acontecido.

Passados dois milênios desde a época em que essa estátua foi esculpida, esses vasos salientes continuam incomodando muita gente, até porque cerca de 38% dos adultos são obrigados a conviver com ela.

Continue a sua leitura para saber como resolver o problema.

O que são as varizes

As varizes podem surgir ao longo das pernas, causando desconforto, dores e inchaço. É muito comum que elas surjam em pessoas que apresentam a necessidade de ficar em pé por longas horas.

Elas são definidas como veias dilatadas, que se deformam em sua extensão, tendo uma coloração púrpuro-azulada. São as veias das pernas as principais responsáveis por reconduzir o sangue para o coração após ter irrigado os membros inferiores. Dessa maneira, existem válvulas com a finalidade de impedir o retorno do sangue aos pés com a ação da gravidade.

Quando essas válvulas mencionadas não funcionam da maneira adequada, o sangue acaba ficando empoçado e as veias apresentam uma forte deformação, a qual fica bastante aparente no formato de varizes. Com isso, o inchaço, as alterações na sensibilidade da pele e a dor ficam muito presentes.

Com relação às mulheres, elas tendem a aparecer durante a menstruação ou na gravidez, fazendo com que os sintomas sejam percebidos de uma maneira bem mais agressiva. Os episódios que apresentam maiores fatores de risco estão relacionados à dilatação de veias profundas ou também podem estar ligadas às superficiais.

Vinagre de maçã para varizes: tratamento

Vinagre de maçã

As varizes com um teor mais superficial podem ser facilmente vistas apenas por observá-las quando a pessoa está de pé. Na maior parte dos casos, os tratamentos consistem na remoção cirúrgica das veias que estão comprometidas. Isso é realizado por meio de médicos especialistas.

Para as pessoas que não gostam nenhum pouco de cirurgias e acreditam que podem se livrar do problema de outra maneira, vamos apresentar uma solução: vinagre de maçã para varizes. Dessa maneira, você não precisa ir ao médico e encarar as agulhas, basta seguir o passo a passo indicado logo abaixo.

Vinagre de maçã no tratamento de varizes

Vinagre de maçã para varizes

Esse ingrediente é um poderoso aliado quando o assunto é combater os sintomas das varizes, além de auxiliar muito no processo de recuperação, visto que ativa a circulação sanguínea. Com ele, você elimina os sintomas mencionados e recebe a sensação de alívio imediato.

Esse alimento é facilmente obtido por meio da fermentação do sumo da fruta, promovendo uma desintoxicação geral do organismo, além de restaurar o Ph da pele e melhorar o fluxo de sangue como um todo. O vinagre de maçã ainda apresenta propriedades favoráveis para reduzir o seu colesterol.

O vinagre caseiro, ou orgânico, não passa pelo processo de pasteurização, não passa por aquecimento e está completamente livre de corantes ou conservantes. As essências ou outros tipos de aditivos também passam bem longe de sua fórmula para promover um tratamento natural e eficiente.

Com uma alta capacidade de vasodilatação e o combate contra as inflamações, você pode utilizar o vinagre de maçã para que os ácidos naturais atuem sobre a pele, reduzindo a quantidade de varizes, os danos causados por elas e todos os sintomas que já eram sentidos antes de iniciar o tratamento. Veja abaixo uma receita caseira.

Receita Vinagre de maçã para varizes

Como tratar varizes

Ingredientes necessários:

  1. 5 tomates verdes orgânicos;
  2. 1 xícara de vinagre de maçã orgânico;
  3. Ataduras.

Modo de fazer:

  1. Picar todo o tomate em rodelas extremamente finas;
  2. Colocar em um recipiente com tampa e, logo em seguida, cobrir com vinagre;
  3. Deixar bem fechado, em um local com ventilação e pouca luminosidade por cerca de 2 dias.

Como usar:

  1. Esfoliar levemente a pele durante o banho, aumentando, assim, a eficácia do remédio;
  2. Deixar as pernas na horizontal, distribuindo camadas de tomate na região afetada pelas varizes;
  3. Enrolar a região com ataduras largas e finalizar com esparadrapo;
  4. Deixar atuar por 40 minutos;
  5. Tomar um banho normalmente, mas com água fria;
  6. Fazer o mesmo processo diariamente por cerca de 15 dias.

Dicas para tratar as varizes

Além do tratamento utilizando o vinagre de maçã para varizes, existem outros métodos para impedir que elas sejam um problema na sua vida, causando dor ou desconforto.

Manter as atividades físicas em dia, reforçar uma dieta balanceada, rica em alimentos com poder anti-inflamatório e outros tipos de depuradores de sangue pode fazer com que elas fiquem bem longe e a sua qualidade de vida aumente de maneira bastante considerável. De todo o modo, consultar um médico é sempre um passo importante para descobrir o quão grave a situação pode ser.

Se puder evitar, não fique o dia todo em pé ou sentado, andar um pouco pode ser uma boa opção para ativar a circulação do sangue. Tente relaxar ao longo do dia, mas, se não conseguir, o mais indicado é fazer exercícios que favoreçam os pés, como os movimentos circulares.

Com relação às roupas, evite utilizar saltos se for passar muito tempo de pé ou andando. Roupas muito apertadas, principalmente na região das pernas, não são boas opções para quem trabalha muito. O mais indicado é que as calças tenham um tecido elástico e se adaptem naturalmente às pernas.

Precauções

É importante lembrar que ferir uma veia com as varizes pode acabar ocasionando um sangramento muito abundante. Caso isso ocorra, o mais indicado é se deitar imediatamente e elevar a perna que está ferida. Após isso, é recomendado comprimir o ferimento com uma toalha limpa para estancar o sangramento.

Além disso, os sintomas das varizes podem estar relacionados à flebite, uma inflamação bastante dolorosa nas veias. Com isso, coágulos de sangue se formam nas veias que foram atingidas. Se você estiver com alguma inflamação dolorida, não existe em ir ao médico.

Veja mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *